SETE OU NOVE VIDAS DO GATO, AS

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, COMPORTAMENTO, GATOS.

sete-vidas-do-gatoEis uma lenda que até hoje ninguém conseguiu encontrar uma explicação plausível e fundamentalmente verossímil. Em cada parte do mundo sempre há alguém de plantão para tentar decifrar o indecifrável. Por exemplo, o zoólogo Carlos Alberts, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), afirma: O mais provável é que eles ganharam a fama por causa do seu sistema imunológico eficiente – já notou que é difícil gato ficar doente? – e por sua exímia agilidade, que lhes permite cair sempre de pé. Realmente a estrutura física desse incrível animal já demonstra a capacidade dos felinos em poder superar obstáculos que seriam impossíveis de serem vencidos, em relação aos outros animais. E também não é de hoje que o comportamento dos gatos atiça a curiosidade das pessoas que acreditam na possibilidade de haver algo especial e místico na vida deles.

Mas por que sete ou nove? Nos países de língua inglesa são nove, em vez de sete vidas. Os dois números têm um significado místico especial em diversas culturas e religiões. Na cabala, o sete é um dos algarismos de maior potência mágica e o nove não fica atrás, representando a vida e a abundância. No antigo Egito, onde eram associados aos deuses, possuíam nove vidas ao invés de sete.

Ainda que seja impossível apontar a origem exata da lenda, alenta-se que ela esteja na Idade Média, quando se imaginava que as bruxas se associavam aos gatos, principalmente os pretos. Em 1584, no livro Beware the Cat (Cuidado com o gato), o escritor inglês William Baldwin dizia que “é permitido às bruxas possuírem o corpo do seu gato por nove vezes”. O Papa Gregório IX, que fundou a Santa Inquisição em 1232, afirmava na bula Vox in Roma que o diabólico gato preto, “cor do mal e da vergonha”, tinha vindo ao mundo para a infelicidade dos homens. Como os druidas e bruxos viviam isolados e rodeados por muitos gatos, a Igreja começou a associar os gatos às trevas, devido aos seus hábitos noturnos, e afirmava terem parte com o demônio, principalmente os de cor preta. E a única forma de acabar com os gatos pretos era acabar com todos os gatos. Entretanto, por mais que eles tentassem exterminar os gatinhos, eles continuavam rondando por ali, já que os amantes dos felinos criavam gatos em segredo, impedindo que a espécie desaparecesse. Foi assim que os inquisidores tiveram ainda mais certeza de que miau era canto do demônio e que por isso, teriam 7 vidas. Até mesmo o Papa Inocêncio VIII definiu os indefesos bichanos como seres hereges na inquisição no século XV.

Mesmo com muitos protetores, foi inevitável que a quantidade de gatos diminuísse drasticamente. E de acordo com muitos historiadores, este fato está diretamente ligado à maior pandemia de Peste Bubônica da história. Também conhecida como Peste Negra, a Peste Bubônica dizimou mais de um terço da população europeia entre os anos 1347 e 1350. Ela era causada pela bactéria Yersinia pestis, residente na pulga Xenopsylla cheopis que por sua vez habitava no rato preto indiano Rattus rattus. A recuperação na população de gatos teria sido decisiva para o controle da peste, mas há estudiosos que discordem do fato.

Outro inglês, John Heywood, reuniu, em 1546, uma coletânea de provérbios, dos quais um dizia que “a mulher, assim como o gato, tem nove vidas”. Já os árabes e turcos nada tinham contra os gatos. O profeta Maomé apreciava a doce companhia dos felinos e em seus provérbios citava sobre as sete possíveis vidas dos mesmos. As histórias relacionadas à sua vida relatam um sentimento especial por uma caprichosa gata. É bem provável que tenham passado essa versão para espanhóis e portugueses na ocupação da Península Ibérica pelos mouros – que teve início no século VIII e durou quase 800 anos. A partir de Portugal, o mito das sete vidas felinas logo chegou ao Brasil.

Fato é que a lenda das sete ou nove vidas felinas ainda será algo que continuará fascinando as próximas gerações, ela nunca será esquecida com o passar do tempo, porque na verdade as sete ou nove vidas nunca chegam ao seu final, elas são uma forma onde os felinos encontraram uma maneira única de se obter a eternidade nos corações daqueles que serão eternos súditos no reino de seu fascinante mundo.

* Fontes: Cachorrogato.com.br, Muitointeressante.com.br e Mundoestranho.abril.com.br.

* Foto: No.gwcpics.com.

Compartilhe