PIABA MILAGROSA

Postado por e arquivado em HISTÓRIAS DE PESCADOR.

historias-de-pescador-muraljoia-comTredezine e Falcão marcaram uma pescadinha de barranco aqui no Paranaíba para um final de sábado. Os dois companheiros passaram no Armazém do Edgar e compraram uma garrafa de pinga, o que por sinal não falta em nenhuma pescaria. Só que nossos amigos fizeram um trato: só bebia da dita quem pegasse peixe. Melhor explicando: quem pegasse um peixe dava uma bicada.

Cada um se acomodou no barranco do Paranaíba e começou a disputa. Passaram-se 5 minutos e nada. Daí a pouco, depois de muita tentativa, Tredezine pegou uma piaba. Sem muita demora, ele gritou para o companheiro: – Tenho direito de tomar uma? Falcão só deu o sinal de positivo com a cabeça. Tredezine não tirou a piaba do anzol. Ele a jogou dentro d’água e esperou só mais um minuto e a tirou de novo, e mais uma bicada ele deu. Não demorou muito e a pinga já tinha ido toda, sem que Falcão tivesse pelo menos sentido o cheiro.

Como a pinga havia acabado, Falcão deu no pé para vir embora e disse para Tredezine – Já que eu não bebi nada, vamos pelo menos repartir as piabas. E foi aí que deu a maior briga, pois com uma piaba só, Tredezine passou o Falcão para traz.

* Fonte: Texto publicado em 30 de janeiro de 1993 na coluna Pesca & Prosa (Tião Abatiá) do jornal Folha Patense.

* Foto: Muraljoia.com.

Compartilhe