RETRETA DA PHILARMONICA SANTA CECILIA – 1914

Postado por e arquivado em ANÚNCIOS, ARTES.

O Professor Modesto de Melo Ribeiro, na mesma época em que o Maestro Valeriani fundou a Filarmônica Fraternidade (por volta de 1910), criou a Filarmônica Santa Cecília, constituída dos músicos Augusto Borges, Antônio Bruno, Telésforo de Melo Ribeiro, João Gonçalves Pinheiro, Teobaldo Rocha, Romualdo Rocha, José Antônio Borges e Amador Gonçalves de Amorim. Dentro de algum tempo, com a criação do Grupo Escolar Marcolino de Barros, do qual o Professor Modesto passou a ser diretor, e por acúmulo de serviço, passou a sua direção ao maestro Augusto Borges¹.

A Fraternidade e a Santa Cecília marcaram época na vida artístico-musical de Patos de Minas daquele tempo, uma vez que ambas proporcionavam retretas, em domingos alternados, no coreto do jardim² e participavam de todos os acontecimentos festivos e marcantes da comunidade. Geralmente as retretas eram anunciadas nos jornais, como neste exemplo, onde no convite há a informação de que terá logar animada e esplendida batalha de confettis e lança-perfumes: para maior realce.

dsc03006-copia

* 1: Leia “Pioneiros da Música”.

* 2: Leia “O Primeiro Coreto”, “Sobre o 1.º Coreto e o Jardim Público” e “Inaugurado o 1.º Coreto – 24/12/1912”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Anúncio publicado na edição de 22 de fevereiro de 1914 do jornal O Commercio, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

Compartilhe