QUANDO O 1.º AUTOMÓVEL CIRCULOU EM SANTANA DE PATOS

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

quando-o-1-o-automovel-circulouHoje, Sr. Redactor, fui incumbido de dar-lhe o noticiario local, pelos correspondentes daqui, que, como bem disse o sr. Ignoto das Martelladas, conservam-se numa indolencia e mudez prejudiciaes, pois quasi tudo vai passando despercebido.

Queira V.S. e os bons leitores desculparem-me os erros e a linguagem de quem nunca esteve lá nos estudos.

Hontem, grande novidade pôz em espantoso alvoroço toda a população deste logar. Pelas 10 horas da manhã, homens, meninos e mulheres aglomeravam nos centros do povoado, entre vozes e aos gritos da meninada, curiosa: ê… ê… ê…ah!… ah!… ah!… Nossa Senhora!… La vae!… Fon! fon! fon! fon! fon! fon! fon! fon! fon! – ouvia-se este estranho barulho. Advinhem os leitores o que era? Chegada e passagem por nosso povoado de um automovel pertencente ao Sr. Coriolano, de Patrocinio; conduzia o tal vehiculo o mesmo senr. e mais dois seus companheiros. Eram bem naturaes a curiosidade e admiração de todos, pois pela primeira vez presenciavamos esse acontecimento.

O Sr. Coriolano que, com seu machinismo havia estacionado proximo a esta povoação, percorreu de automovel, hontem, à tarde, algumas de nossas ruas. Hoje seguiu para Lagôa Formosa, com destino a esta cidade¹.

Não é que o progressismo está nos visitando, mesmo? Hontem tivemos automovel; brevemente teremos bicycletas em penca, que, de propriedade do pessoal daqui, são esperadas.

Sim, brevemente, as cujas ditas cruzarão velózes por estas ruas. Mas, olha lá, gente, olha perna quebrada!

Por hoje, faço posto.

J. CARUMBÉ

* 1: Na verdade, em 1913 Lagoa Formosa não era cidade, e sim distrito de Patos sem ainda o “de Minas”. Em 30 de dezembro de 1962, a Lei Estadual 2764 desmembrou do município de Patos de Minas os distritos de Guimarânia e Lagoa Formosa, elevando-os à categoria de município. Pela mesma lei foram criados os distritos de Bom Sucesso de Patos e Major Porto e anexados ao município de Patos de Minas.

* Fonte: Texto publicado com o título “Sant’Anna de Patos – Nov. 17 – 913” na edição de 07 de dezembro de 1913 do jornal O Commercio, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Gartic.com.br.

Compartilhe