DA RUA ONALDO LIMA AO BAIRRO BOA VISTA

Postado por e arquivado em 2016, DÉCADA DE 2010, FOTOS.

No início da década de 1950, o cidadão Onaldo Lima (nascido em Formiga no dia 17 de julho de 1918) foi gerente do Banco Hipotecário e Agrícola de Minas Gerais. De 1957 a 1963, exerceu a mesma função no BEMGE – Banco do Estado de Minas Gerais. Foi transferido para Paracatu e se aposentou em 1970. Quatro anos depois voltou para sua cidade natal. Ainda residiu em Belo Horizonte, onde faleceu aos 65 anos de idade em 18 de julho de 1983. Em 14 de novembro de 1989, foi homenageado através da Lei n.º 2.528, que assim determinou em seu Artigo 1.º: Fica denominada de rua Onaldo Lima, a atual rua 10, localizada entre as quadras, 01, 02, 04, 06, 08, 09, 10, 11, 12, 29 e 31, Praça B, no setor 27 do Bairro Céu Azul.

A Rua Onaldo Lima tem inicio na Avenida Juscelino Kubistchek, lado direito de quem chega à Cidade, no Bairro Céu Azul. Seguindo em linha reta ela cruza com os seguintes logradouros: Praça Urias de Sousa Lima, Rua Manoel Avelino Caetano, Rua Mario Aleixo Caixeta, Rua Professor Nadir Roriz da Costa, Rua Altina, Rua Clovis Simões Filho, Rua Padre Antônio Dias, Rua Rufino Gonçalves da Cunha, Rua Elsy Alves de Oliveira, Rua Antônio Júlio da Silva (estas três anteriores atrás do 15.º BPM), Rua Marte (a partir desta no Bairro Jardim Peluzzo) e Rua Sagitário, encerrando seu percurso na conjunção com a Avenida Anita Gonçalves da Silveira, esta que segue à esquerda.

Após o final da Rua Onaldo Lima está o vale do Córrego do Canavial – que nasce lá pras bandas da direita e corre à esquerda em direção à Avenida Fátima Porto para se juntar ao Córrego Monjolo, que pouco depois é chamado de Ribeirão da Fábrica – envolto pelo pouco que ainda resta de sua mata ciliar. Subindo o morro, que já foi mata cerrada do Cerrado, o Bairro Boa Vista avança inexoravelmente com seu aço e concreto. Um dia, sabe-se lá quando, não existirá mais este descampado e esta rua subirá o morro.