GRUPO APOENA: O TEATRO RESISTE

Postado por e arquivado em ARTES, TEATRO.

grupo-apoenaO grupo de Teatro Apoena estará no Fest 15, um importante festival de Artes cênicas da cidade de Uberaba. Apoena é de origem indígena e significa aquele que enxerga longe. O grupo nasceu em 2013 com o intuito de fomentar a arte em Patos e nas cidades vizinhas, dirigido pelo Professor Milton Soares e o núcleo CASE (Cultura Arte e Saberes na Educação da Faculdade Patos de Minas). Em julho eles participaram do XVI FACE, outro importante festival de artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete.

O grupo se apresentou também no início de setembro no Balaio de Arte e Cultura com o espetáculo “O Menino Que Perguntava”. Este espetáculo conta a história do Menino Samuel, um colecionador de perguntas, com seus desejos de descortinar a vida e todos os seus mistérios. Mas agora o grupo está de malas prontas para Uberaba. Insanidade, espetáculo classificado, é a mais nova produção do grupo, e será apresentado no Festival de Artes Cênicas de Uberaba no dia 24 de setembro. O espetáculo foi construído por meio do estudo da obra de dois consagrados autores, Clarice Lispector e Machado de Assis, e proporciona a reflexão de forma emocionante e questionadora ao que é estabelecido como indícios, fragmentos a respeito da loucura. Pautando também os relacionamentos humanos, que muitas vezes se colidem com as coisas divinas. O espetáculo de forma peculiar expressa o grande conflito existencial, no qual o homem se descobre na sua pequenez nos mais imperdoáveis erros.

O diretor Milton Soares relembra sua trajetória, desde muito jovem envolvido com o teatro, e destaca que o fazer artístico em Patos já foi bastante intenso em relação aos dias de hoje: “São muitas as dificuldades que os grupos enfrentam”. Mas que fazer teatro é um exercício de amor e requer estudo, tempo, investimentos e muita dedicação. Com tantos problemas nos mais diferentes setores da sociedade, levar a arte, alegria e reflexão para um pedaço do mapa é motivo de muito orgulho e satisfação. “Mas é preciso manter viva essa força, aumentando sempre o desejo das pessoas para fazer, assistir, prestigiando sempre o teatro. Porque nossa cidade tem muito pra crescer e tem potencial para isso”, ressalta o professor.

Ele sonha também com o dia em que Patos de Minas terá uma Casa da Cultura e uma Casa do Teatro, onde os grupos de teatro da cidade possam se unir e formar um grande grupo. O grupo APOENA se reúne para estudos e ensaios todos os sábados das 13h às 18h na FPM, na Rua Major Gote, antigo shopping. A participação é totalmente gratuita e está aberta à comunidade.

* Fonte e foto: Texto publicado com o título “Grupo Apoena é classificado para Festival de Teatro de Uberaba” na edição de 24 de setembro de 2016 do jornal Folha Patense.

Compartilhe