PARÓQUIA DE SANTA TEREZINHA: 50 ANOS DE FUNDAÇÃO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

paroquia-de-santa-terezinhaA comunidade de Santa Terezinha do Menino Jesus está em festa. A paróquia completou 50 anos de uma história de amor e devoção. O marco comemorativo se iniciou em setembro de 2015 e desde então, várias celebrações e atividades especiais foram realizadas durante o ano para lembrar o Jubileu de Ouro.

Como parte das comemorações foi lançado na noite do último dia 16 de setembro o livro Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus: uma história de amor franciscano em terras de Patos de Minas. A autora Selma Helena Marques recebeu autoridades religiosas, amigos e membros da comunidade para apresentação final de um grande trabalho de pesquisa que resgata a história de um povo junto aos frades capuchinhos.

O livro relembra a chegada dos freis capuchinhos em Patos de Minas, no ano 1937, completando, no próximo ano, 80 anos da presença dos franciscanos na cidade. A autora do livro explicou que a obra está dividida em duas grandes partes. A primeira conta sobre a chegada dos frades capuchinhos ao Brasil no século dezoito, depois em Minas Gerais, e por fim, em Patos de Minas. A segunda parte trata especificamente da história da instalação da Paróquia em 1966, até os dias de hoje.

“Procurei fazer um resgate da vida dos frades, das ações sociais e espirituais desempenhadas por eles, e também, da vida dos paroquianos, e de como eles viveram essa realidade”, comentou a autora do livro. Na oportunidade do lançamento do livro, Selma Marques ainda fez agradecimentos aos colaboradores que ajudaram a construir toda narrativa através de depoimentos e disponibilização de documentos e imagens. “O livro é recheado de depoimentos. Na verdade, fui apenas uma costureira de ideias, este livro é da paróquia e dos paroquianos porque eles também ajudaram a escrever”.

Presente na solenidade de lançamento do livro, o pároco da comunidade de Santa Terezinha, Frei Adilson Gonçalves falou sobre a satisfação em ter o lançamento do livro como parte das comemorações do Jubileu de Ouro. “O lançamento é um marco muito especial. É um presente de Deus para a vida da paróquia e também para a cidade de Patos de Minas.”

A apresentação do livro ficou por conta do professor Geovane Caixeta que voluntariamente fez a revisão dos textos. A solenidade contou também com pronunciamento do Bispo Dom Claudio Nori que falou sobre a importância deste momento em que a Paróquia de Santa Terezinha completa 50 anos. O livro está sendo vendido no centro paroquial e toda renda será revertida para construção da capela de Santa Clara que está sendo construída na Rua Presidente Olegário, 180, no bairro Santa Terezinha.

Outro importante momento das comemorações foi a abertura de exposição fotográfica e documental na tarde de sábado, 18 de setembro. A mostra foi aberta pelo pároco, Frei Adilson, junto com o Ministro Provincial dos Frades Menores Capuchinhos de Minas Gerais, Frei Sebastião Lázaro de Oliveira. O trabalho foi coordenado pela professora Aparecida Lima, colaboração que rendeu um grande acervo de momentos importantes dos 50 anos da paróquia. Ela falou sobre a importância da colaboração de religiosos e membros da comunidade, que disponibilizaram arquivos da igreja e também fotos de arquivo pessoal para reescrever a trajetória da Paróquia.

Após receber as visitações da comunidade, a exposição foi encerrada na noite do domingo (18/09), com apresentação de seresta. As comemorações do Jubileu se encerraram na noite da quarta-feira (21/09), com celebração de missa, que contou com a presença das dezesseis comunidades que fazem parte da paróquia. A festa em louvor a Santa Terezinha começou logo em seguida, na quinta-feira (22), com novena e movimentação de barraquinhas.

* Fonte e foto: Texto de Rejane Gomes publicado com o título “Paróquia de Santa Terezinha Comemora 50 anos de Fundação” e subtítulo “Lançamento de livro, exposição e seresta foram parte das comemorações” na edição de 24 de setembro de 2016 do jornal Folha Patense.

Compartilhe