PELO CURTO AMERICANO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

pelo-curto-americanoO Pelo Curto Americano (American Shorthair) é um descendente direto dos gatos domésticos europeus que chegaram à América do Norte junto com os primeiros imigrantes. Foi inicialmente utilizado para ajudar no controle da população de roedores nos ranchos e fazendas, mas demonstrou inúmeras outras qualidades além das de caçador que lhe atribuíram o nome de Domestic Shorthair (Gato Doméstico de Pelo Curto). A raça foi reconhecida somente em meados dos anos 1980 e hoje é conhecida em todo o mundo. Por vezes é confundido com outras raças de pelo curto, mas o que o diferencia é seu porte mais robusto e a pelagem que, apesar de estar na categoria curto, é espessa, dando a impressão de ser mais fofinho.

Resistente, ágil, balanceado e simétrico, seu corpo é mais comprido do que alto, de tamanho médio para grande. Apresenta cabeça grande com as bochechas cheias e orelhas com as pontas ligeiramente arredondadas. As fêmeas são menos robustas em todos os aspectos Os olhos são grandes e amendoados, brilhantes e com expressão de alerta. A distância entre os olhos deve ser de, pelo menos, o equivalente a um olho. Os cantos externos dos olhos são levemente mais altos que os cantos internos. As cores mais comuns dos olhos são o ouro, azul ou verde. A cauda é de tamanho mediano, com a raiz mais grossa e a ponta fina.

A pelagem é curta e de textura dura, bastante espessa, o que lhe dá resistência ao frio. Variações na grossura dos pelos são permitidas pelo standard oficial da raça, de acordo com a região e estação do ano. As cores mais comuns são o avermelhado, nata, azul, creme, café, prata e casco de tartaruga. As fêmeas variam de 4 a 6 quilos; os machos podem chegar a 8 quilos. A expectativa de vida é de 15 anos quando bem cuidados.

Por ser descendente de animais que caçavam ratos, o temperamento é o de um gato ativo que gosta de espaço para correr e brincar. Muito ágil e com um físico atlético é capaz de saltar e escalar, e devido ao seu instinto de caçador, costuma ser muito curioso com tudo o que acontece ao seu redor. É uma raça de sentidos muito apurados, ouve barulhos à distância e enxerga muito bem no escuro. Adapta-se a uma casa ou a ambientes menores, tornando-se um membro da família bastante amoroso e educado, frequentemente descrito como paciente, gentil, fácil de ensinar e muito inteligente. Outro aspecto de seu temperamento é a boa convivência com outras raças de gatos e também com outros animais de estimação, desde que seja acostumado o mais cedo possível.

A pelagem deve ser escovada regularmente. A escovação ajuda a retirar os pelos soltos, contribui para a limpeza do animal e evita a ingestão de pelos quando se lambe. Esse elegante felino é conhecido por sua apurada noção de higiene: costuma se limpar o tempo todo o que dispensa os banhos muito frequentes. Tem muito apetite, sendo assim, deve-se ter atenção com a qualidade da alimentação para evitar obesidade.

Assim como acontece com qualquer outro gato, é importante que a vasilha de água esteja sempre limpa, com água potável e cristalina. Esse animal não gosta de água parada e muitas vezes prefere passar sede a beber uma água que não esteja de acordo com seus padrões. Alguns preferem até mesmo beber água corrente, o que é bastante recomendado, pois esse hábito pode até prevenir doenças renais.

* Fontes: Adimaxpet.com.br e Guiaderacas.com.br.

* Foto: Enciclopediadogato.wordpress.com.

Compartilhe