I FEIRA INDUSTRIAL E COMERCIAL

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

i-feira-industrialNuma cidade que possui – estima-se – mais de 100 mil habitantes, a realização de uma feira envolvendo a indústria e o comércio torna-se indispensável. Certamente foi pensando nisso que a Associação Comercial e Industrial de Patos de Minas (ACIPM), ainda na administração do empresário Roberto da Fonseca Brandão, decidiu levar para o terreno prático a idéia da I Feira Industrial e Comercial (FIC-Patos). E, apesar de ser a estréia e de tantas outras dificuldades, Omar Rocha, atual presidente da ACIPM, e sua equipe de trabalho, conseguiram dar “o pontapé inicial” na concretização deste sonho.

A I FIC-Patos, se não foi um sucesso de público, pelo menos serviu para mostrar àqueles que visitaram a feira um pouco do que é feito aqui em Patos e mesmo em outras cidades do Estado. A participação das empresas foi, até certo ponto, tímida, o que é perfeitamente compreensível, dado ao caráter inédito deste tipo de evento na cidade. Mas, para aqueles que mostraram seus produtos na I FIC, fica para sempre o registro histórico que fizeram. Belos stands foram montados no Parque de Exposições, como o da “Casarão”, firma que há poucos anos comercializa materiais de construção em Patos de Minas.

De carne e osso – Por ser a primeira edição da feira, tudo poderia ser considerado como novidade para os patenses que transitaram nos cinco dias da FIC – 26 a 30 de agosto – por entre os stands das empresas. Todavia, o stand da “Indústria de Confecções King” roubou as atenções, especialmente do público masculino que lotou o espaço defronte sua exposição para admirar as manequins (de carne e osso) seminuas, “vestidas” com as grifes da empresa. Não resta dúvida de que as firmas participantes da I FIC-Patos estão se sentindo satisfeitas com a experiência e sabem que mostraram seus produtos não só ao povo patense mas também a empresários – locais ou não – divulgando desta forma, seus negócios.

Estas empresas ajudaram a plantar uma semente que, se não trouxer frutos de imediato, certamente fará crescer a participação das firmas expositoras já no próximo ano, o que começará por garantir uma “colheita” farta para o futuro da FIC-Patos. Este apoio à corajosa iniciativa da ACIPM foi a principal contribuição que o empresariado deu a si mesmo.

O crescimento da feira beneficiará a Patos de Minas de uma forma geral, mas particularmente será vantajoso para a indústria e o comércio, pois viabilizará a concretização de negócios rentáveis a partir de sua realização.

Destaque do FIC – Algo que deverá contribuir, e muito, para o crescimento da feira, especialmente em termos de participação popular, é a realização dos desfiles de moda. Coordenados pela “AJ Produções”, os desfiles foram sem sombra de dúvidas o maior destaque da I FIC-Patos em termos de atrativo para o público, ganhando até mesmo das manequins de carne e osso da “King”. Muito bem vestidos, os manequins – moças, rapazes e crianças –, também de carne e osso, atraíram pela desenvoltura que demonstraram na passarela e pelos bonitos modelos que desfilaram nas noites da FIC-Patos.

Para os promotores, organizadores e participantes da I FIC, a experiência da feira deste ano deve servir como aprendizado também. Como era de se esperar, nem tudo foi perfeito. Os expositores devem ser mais criativos na montagem de seus stands para os próximos anos – a maioria, pelo menos. No que diz respeito à organização e promoção da feira, os problemas de atraso, principalmente dos shows, foi a falha que mais incomodou o público. No nosso entender, faltou ainda um trabalho intensivo de divulgação do evento com mais antecedência, uma vez que tal aspecto somente mereceu maior atenção nas vésperas da realização da I FIC.

Apesar das pequenas falhas, normais e esperadas como já dissemos, a I Feira Industrial e Comercial de Patos foi uma vitória incontestável do empresariado local. De parabéns a ACIPM que promoveu e a Cadoro que organizou o evento. Aos participantes, o maior mérito da FIC: o de estimular a participação de outras empresas nos próximos anos.

* Fonte: Texto publicado com o título “I FIC Cumpriu o Seu Papel” e subtítulo “Associação Comercial obteve uma vitória com a realização da I Feira Industrial e Comercial de Patos de Minas” na edição n.º 169 de 31 de agosto de 1987 da revista A Debulha, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH)A DO Unipam.

* Foto: Compilação de Ficdistribuidora.com.br, meramente ilustrativa.

Compartilhe