COLÉGIO PRESIDENTE KENNEDY EM 1979

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

colegio-presidente-kennedyO Colégio Presidente Kennedy funciona em prédio próprio situado à Avenida Paracatu n.º 949, Bairro do Rosário, nesta cidade de Patos de Minas, sob a responsabilidade do dinâmico Pe. Almir Neves de Medeiros, batalhador incansável pela causa da Educação. Tem como Diretor proprietário o Sr. Dercílio Ribeiro de Amorim, que também foi um daqueles que com fé e otimismo empregou toda sua coragem e dinamismo na fundação desta casa de Ensino que é hoje, no seu 11.º aniversário, uma Escola que proporciona a mais de mil alunos uma oportunidade de, como GENTE, CRESCER, espiritual, moral e fisicamente.

É um Estabelecimento particular, e foi criado e instalado em janeiro de 1968. Sua autorização se deu pela Portaria 215/68, de 17 de abril de 1968.

Tem como patrono o saudoso Presidente Kennedy de quem herdamos o autêntico amor ao trabalho e a luta em prol de um mundo mais humano. Foi ele um grande amigo e incentivador da causa estudantil. Em 1968, época de sua fundação, contava o Ginásio com apenas três turmas de 5ªs. séries, num total de 94 alunos. Hoje, em sua maior dimensão, atende a mais de mil alunos distribuídos nas suas 23 turmas, divididas em dois turnos: matutino e noturno, atendendo ensino de 1.º Grau de 5.ª à 8.ª série.

Seus professôres: Aparecida Cândido do Vale, Carlos Resende de Souza, Cléria Abadia Pôrto, Cleusa Maria da Silva, Clóvis Sant’Anna, Célida Marina Gomes, Dalva Custódio da Silva, Elaine das Graças Coimbra, Enésia Gomes da Mota, José Roberto da Rocha, José Jorge Vieira, Juarez Gomes, Lúcia de Fátima Carvalho Dantas, Maria Aparecida Fonseca, Maria Célia Caixeta Tibúrcio, Maria de Fátima Carvalho Mendes, Maria Regina Araújo, Marlene Borges de Queiroz, Nadir das Dores Tibúrcio Borges, Neide Miranda, Sandra Aparecida Lepri, Tânia Maria Lacerda Morato, Vânia Maria Gomes Rosa, Vicente Luiz da Mota, Ozanan Garcia Mundim, Marilda Piedade Magalhães, Marisa Maria da Mota e Osmar Caixeta de Araújo, trabalham juntos em benefício da Escola e, principalmente, do Educando.

O Colégio está sob a orientação da inspetora de Ensino, Srta. Maria José Alves de Souza que, com abnegação e esforço, não tem medido esforços para acompanhar de perto o andamento da referida escola.

A nova meta é proporcionar aos nossos educandos um desenvolvimento integral, oferecendo-lhes uma parte de Educação Geral e outra de formação especial, preparando-os para iniciação ao trabalho.

Procuramos enfim atingir o objetivo geral do ensino que é o de proporcionar ao educando o desenvolvimento de suas potencialidades, como elemento de auto-realização e preparo para o exercício consciente da cidadania.

Secretaria do Ginásio Presidente Kennedy

Patos de Minas, Maio de 1979

NOTA: Fundada por Carlos José Gomes, Maria Helena da Silva, Maria Marra de Araújo, Marta Maria Gomes, Natal Gomes Porto e Oswandino Alves de Araújo, a Sociedade Educacional Presidente Kennedy passa a manter o Ginásio Presidente Kennedy, cujo funcionamento teve início em 11 de março de 1968, na Praça Dom Eduardo, 317. Dercílio trabalhava na escola quando se tornou sócio. Um ano depois, compram um lote no início da Avenida Paracatu e constroem a sede própria. Com o passar dos anos, Dercílio foi comprando a parte de cada um até se tornar o único proprietário. Atarefado com a atividade política, alugou o estabelecimento de ensino no final de 1979 e o vendeu definitivamente em 1980. Hoje é o Colégio Leonardo Da Vinci.

* Fonte: Texto publicado com o título “Histórico do Colégio Presidente Kennedy” na edição de 27 de maio de 1979 do jornal Correio de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Dolan.com.br.

Compartilhe