MISTERIOSOS POR NATUREZA

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, COMPORTAMENTO, GATOS.

misteriosos-por-naturezaGatos são animais misteriosos por natureza e nós nunca sabemos com exatidão os seus gostos ou hábitos, por mais que acreditemos no contrário. Diversas lendas e mitos pairam sobre os bigodes dos felinos, desde o Egito Antigo, até os dias de hoje. Sejam eles deuses – como os egípcios acreditavam – ou fonte de azar, caso sejam pretos e cruzem seu caminho, como acredita-se hoje. Muitas falácias sobre os gatos foram desmistificadas durante a história da humanidade e mesmo assim, por causa da curiosidade humana, diversos estudos foram e são feitos a fim de tentar descobrir cada vez mais detalhes sobre os nossos melhores amigos.

Pesquisadores da BBC Horizon e cientistas do Royal Veterinary College, no Reino Unido, se juntaram em um estudo que nos surpreende em relação ao comportamento dos felinos. Durante tal estudo, foram observados cinquenta gatos da cidade de Surrey. Os gatinhos receberam coleiras especialmente projetadas que contavam com GPS e câmeras, para que cada passo pudesse ser acompanhado. Depois de acompanhar o cotidiano deles, os pesquisadores reuniram alguns dados sobre o comportamento dos gatinhos quando eles ficam fora de casa.

Junto a outras quatro descobertas, os pesquisadores puderam observar que os gatinhos caçam menos do que imaginamos. Com a domesticalização dos felinos e a inserção de hábitos como carinhos frequentes, água e comida disponíveis em vasilhas, eles perderam aos poucos o instinto da caça. Então, aquele presentinho que você ganhou, realmente pode ter sido um presente especial.

Por mais que a caça tenha diminuído muito, eles continuam sendo muito curiosos e adentrando casas apenas para explorar. O estudo ainda mostrou que, quando encontravam casas que tinham outros gatos, os novatos roubavam comida por puro instinto. Porém, foi descoberto também que nossos amigos felinos tentam evitar confrontos. Um complexo sistema de marcação, com sinais e cheiros, foi muito eficiente como aviso na hora de despistar para tentar não encontrar outros gatos. Detalhe: esse sistema é feito pelos próprios felinos.

Quem tem um ou mais desses animais pela casa frequentemente se pergunta onde estão os seus amigos. E os pesquisadores explicaram isso também. A verdade é que eles percorrem distâncias mais longas do que nós costumamos imaginar. Um pulinho até a esquina pode virar uma grande aventura, com vários quilômetros percorridos. E para finalizar, também foi descoberto que gatos usam diferentes ronronados e miados para se comunicar com nós humanos. Eles desenvolveram uma comunicação complexa com a qual é possível distinguir entre interesse, curiosidade ou até mesmo satisfação, sendo que o tom e o volume são alterados conforme a expressão.

Talvez nunca consigamos desvendar completamente o mistério que os gatinhos têm.  Provavelmente é até melhor assim, pois somos surpreendidos diariamente pela inteligência e carinho deles.

* Fonte: Equilibriototalalimentos.com.br.

* Foto: Guiaderacas.com.br.

Compartilhe