INAUGURADA A ESCOLA DO PROFESSOR MODESTO DE MELLO RIBEIRO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

inaugurada-a-escola-do-professorO Professor Modesto de Mello Ribeiro nos pede para convidar aos Paes de familia e a todas as pessoas que se interessam pelo ensino primario em sua cadeira, para amanhã, ás horas da manhã, em o predio onde funciona a escola da 1.ª cadeira do sexo feminino, por elle regida, assistirem a inauguração da mesma escola. De accordo com o novo regulamento do ensino primario, instalou-se a 21 do corrente a escola do sexo masculino desta cidade regida pelo Professor Normalista Modesto de Mello Ribeiro, na qual matricularam-se 69 alumnos, comparecendo 58 destes.

Esse acto, que foi presidido pelo Inspector Escolar Capm. Aurelio Theodoro de Mendonça revestiu-se de grande solenidade, concorrendo para isso a presença de diversos cavalheiros de nossa melhor sociedade, da philarmonica “S. Cecilia” e do representante desta folha gentilmente convidado para esse fim. Logo após a installação e depois de assignado pelas pessoas presentes o respectivo termo, usou da palavra com a eloquencia que lhe é peculiar, o illustrado advogado Dr. Marcolino Ferreira de Barros o qual começou agradecendo em nome do Professor a todos que alli se achavam para assistir a installação da escola e, dirigindo-se depois aos alumnos, aconselhou-lhes a maior assiduidade e dedicação aos trabalhos escolares; evidenciou a necessidade da instrucção, afirmou ser esta a verdadeira base da felicidade humana. “O livro – disse elle – é o nosso melhor amigo; não ha pezar que não se mitigue com a leitura de um bom livro”. Ao terminar sua brilhante oração foi muito felicitado, executando então a banda de música que se achava postada ao fundo do salão, o hymno nacional que foi ouvido de pé.

Orou em seguida o venerando Vigario desta parochia, Rev. Pe. Getulio Alves de Mello que igualmente se dirigiu às creanças falando-lhes sobre o respeito devido aos paes, aos mestres e as pessoas mais velhas; sobre o cumprimento de seus deveres religiosos e finalmente sobre o amor ao trabalho, narrando topicos a proposito da vida de um dos mais ilustres prelados brasileiros. Concluio congratulando-se com os presentes pela installação da escola sendo muito appaudido. De novo se fez ouvir o hymno nacional. O professor da cadeira convidou os alumnos a comparecerem no dia seguinte para se começar os trabalhos do presente anno lectivo e terminou-se naquella festa escolar que nos deixou as mais gratas impressões.

No mesmo dia foram instaladas outras duas escolas primarias desta cidade: a da segunda cadeira do sexo masculino seguida pela professor Felipe Rodrigues Corrêa em a qual compareceram 53 alumnos dos 58 matriculados e a escola do sexo feminino regida pela professora D. Izabel Alves Moreira Sobrinho na qual matricularam-se 60 alumnas e compareceram ao acto 53. Ao todo matricularam-se nesta cidade 187 crianças, cujo numero poderia ser ainda maior se não fosse a condemnavel incuria de alguns paes que preferem ver seus filhos crescerem envoltos nas trevas da ignorancia, atirados ao lodaçal da vagabundagem, a fazel-os frequentarem as escolas, fonte do saber que á a luz preciosa que guia o homem na sociedade.

* Fonte: Texto publicado com o título “Ensino Primário” na edição de 27 de janeiro de 1907 do jornal O Trabalho, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Professor Modesto de Mello Ribeiro, do livro Domínio de Pecuários e Enxadachins, de Geraldo Fonseca.

Compartilhe