TRAVESSA ANSELMO FERREIRA: QUE CONFUSÃO!

Postado por e arquivado em 2016, DÉCADA DE 2010, FOTOS.

Foi com o crescimento gradativo da cidade fora da norma ou da regra que se formou este beco que a Lei n.º 1.422 de 14 de abril de 1975 assim determinou em seu 1.º Artigo: Dá-se a denominação de “RUA ANSELMO FERREIRA” à Via Pública que se situa entre as Ruas “Ana de Oliveira” e “Major Jerônimo”, no Setor OS, entre as quadra 24 e 25 de Planta Cadastral desta Cidade.

Não se sabe, oficialmente, o que motivou o poder público a considerar um beco como rua. O que se sabe, oficialmente, é que passaram-se exatos 18 anos até que alguém percebeu que a Rua Anselmo Ferreira não é rua, e sim um beco. Mas, extraoficialmente, bateram o pé e não quiseram considerar o beco como beco, de jeito algum. Então, eureca, veio a solução através da Lei n.º 3.162 de 05 de maio de 1993 que assim determina em seu 1.º Artigo: Dá-se a denominação de TRAVESSA ANSELMO FERREIRA, também conhecida como Rua Anselmo Ferreira e/ou Rua Ana de Oliveira ou, ainda, Rua Major Jerônimo, a via pública que se situa entre as ruas Ana de Oliveira e Major Jerônimo, no setor 05, entre as quadras 24 e 25 da planta Cadastral desta cidade. Pronto: travessa é bem melhor que beco! E se realmente travessa é melhor do que beco fica no gosto de cada um. O problema aqui é que o Poder Público viajou na maionese ao afirmar através de uma Lei que a Travessa Anselmo Ferreira também é conhecida como Rua Ana de Oliveira e também Rua Major Jerônimo. Afinal, sabemos que Rua Ana de Oliveira é uma coisa e Rua Major Jerônimo é outra coisa. O que motivou o Poder Público a cometer esse deslize ninguém sabe. Afinal, a Travessa Anselmo Ferreira situa-se entre as Ruas Ana de Oliveira e Major Jerônimo.

Vamos encerrar este papo celeumático e falar do homenageado, o venerando cidadão Anselmo Ferreira, que merecia mesmo era um nome de avenida ou quem sabe de praça. Foi, senão o maior, um dos mais completos fabricantes de carros de boi de Patos de Minas, vendendo-os por aqui e para fora, principalmente Goiás. Era a sua marca famosa gravada em cada carro: Feito por Anselmo Ferreira – Patos – Minas Gerais. Este humilde carpinteiro, líder comunitário, nasceu em 20 de novembro de 1895 e morreu em 15 de abril de 1957.

dsc03165

* Texto e foto (20/11/2016): Eitel Teixeira Dannemann.

Compartilhe