COLLEGIO SÃO GERALDO E SEU RESUMIDO ESTATUTO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

collegio-sao-geraldoDo dia 7 até 21 do corrente, acha-se aberta a matricula nas escholas primarias, para todos os que quizerem matricular ou renovar a matricula dos meninos e meninas que estiverem na edade escholar, isto è, de 7 a 14 annos. Chammamos a attenção de todos os Paes de familia e tutores, para que não deixem de cumprir o sagrado dever de matricular o seus filhos ou tutelados em uma eschola; porque nenhum dote melhor poderão legar áquelles que estão confiados á sua guarda, do que o dote sublime da instrucção.

Si são ricos, seus filhos quando se tornarem homens, como poderão administrar as suas riquezas, si não sabem ler, si nem ao menos sabem escrever e fazer a conta dos lucros ou prejuizos que têm?

Si são pobres, a instrucção minorarà, por certo, a sua pobreza, fazendo com que se coloquem em melhores posições fazendo com que, até pela simples leitura de um bom livro, a pobreza lhes torne menos intolerável.

Isto, materialmente falando, sem falar nos innumeraveis beneficios Moraes, que lhes advêm com a instrucção.

A instrucção é necessária a todos indistintamente; è absolutamente indispensavel tanto para o rico, como para o pobre, e para obtel-a é preciso que se vá á eschola.

Faltam ainda seis dias para encerrarem-se as matriculas; aproveitem, pois esse precioso tempo e matriculem, sem falta, os seus filhos queridos e seus tutelados, para mais tarde, não terem de queixar-se de um filho desnaturado e bruto, de uma filha transviada e deshonesta, de um pupillo façanhudo e ingrato.

Não podendo eu agora publicar os estatutos que regem este estabelecimento de educação¹, que acabo de fundar, fal-o-ei mui resumidamente por estas linhas.

Não cogito da edade do matriculando, devendo o mesmo ser, entretanto, isento de qualquer moléstia contagiosa.

Não o exijo, porque os Paes é que sabem o quando seus filhos devem ser matriculados.

O collegio tem dous cursos: primario e secundário, sendo que cobro, pelo primeiro 5$000 e, pelo segundo, 10$000.

E’ para os dous sexos: para o masculino, das 7 às 11 horas da manham e, para o feminino, das 12 às 4 horas da tarde.

Haverá também uma aula nocturna, grátis para os matriculados em qualquer dos cursos e não para so que só não queiram frequental-a.

Aos matriculados, à noute, lecciono sò musica, e aos matriculados na aula nocturna, lecciono as matérias que exigirem.

Os castigos permitidos são: 1. repreensão particular; 2. idem perante a classe; 3. tarefa de trabalho nas horas de recreio; 4. participação aos paes ou protectores pára maior castigo; 5. castigo physico, quando auctortisado pelo pae, proctetor ou tutor.

O pae ou educador que matricular dous filhos ou protegidos, terá o desconto de 10% sobre o que pagam os mesmos, e o que, matricular trez, só paga por dous.

Fica creado um club littero-musical, cujo fim único é desenvolver a intelligencia dos alumnos pela litteratura e pela música.

Este club dará partidas nos dias e feriados.

Os sócios são obrigados a fazer dissertações sobre ponctos previamente dados, a executar peças de musica, a representar pequenas comedias e dramas e a recitar poesias analogas ao acto.

A denominação deste club seria dada de accordo com os alumnos e com seus Paes.

Para os alumnos que quizerem se dedicar ao commercio, fica creada uma aula de escripturação mercantil, por partidas simples e dobradas.

Os alumnos são obrigados a ter uniforme, para assistir missa aos domingos e dias sanctos, acompanhados do professor, ou da pessôa pelo mesmo designada.

Isto só para o sexo masculino.

Os uniformes serão feitos de combinação com os Paes.

O que não comparecer uniformizado, à hora previamente marcada pelo professor, está, ipso facto, incurso em um dos castigos já citados.

Ministrarei doutrina christan, ao meio dia em poncto, aos matriculados, conjuncatmente, todas ás quinta-feiras.

Esta aula poderá sêr frequentada por quem queira, independentemente de sêr matriculado.

Por esta aula, tambem nada cóbro.

Si alguma cousa aqui falta, (o que não duvido) os senhores Paes que me procurem, que estou prompto a lhes fornecer qualquer informação.

Posto que escriptos muito ás pressas, penso intelligiveis os presentes estatutos elaborados de acôrdo com a pretensa satisfação dos alumnos e dos Paes.

Tendo tudo explicado, continua aberta a matrícula.

* 1: Leia “Collegio São Geraldo – 1915”.

* Fonte: Texto publicado com o título “Collegio S. Geraldo” na edição de 12 de fevereiro de 1911 do jornal O Commercio, do arquivo de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Anúncio publicado em 18/03/2015 com o título “Collegio São Geraldo – 1915”.

Compartilhe