PASTEL ENCABELADO

Postado por e arquivado em CANTINHO LITERÁRIO DO EITEL.

Trem bão demais da conta é um pastel frito na hora, com recheio farto e massa crocante. Eu, que já rodei por muitos Estados do país, afirmo com categoria que não deve existir um pastel mais gostoso do que o da nossa querida Patos de Minas. São vários locais de venda e cada um tem o da sua preferência, como a minha é o de uma lanchonete que fica na Rua José de Santana. Isturdia, por curiosidade e até mesmo para comprovar que a minha preferência realmente era a correta, resolvi experimentar outra variedade. E foi muito engraçado.

O local até que estava bem frequentado e o jeitão do salgado era bem convidativo. Solicitei o tradicional de carne e um café. Ao meu lado estava um senhorzinho com um chapéu de palha no colo e um cigarro também de palha acomodado na orelha já mastigando o seu pastel. Era um típico senhor da roça e suas mãos calosas transpareciam a lida dura. Ele mandou ver a primeira bocada na tranquilidade. Já na segunda parou de mastigar e com dois dedos puxou da boca algum ingrediente que para ele não podia constar da receita original. Então chamou o dono da lanchonete e disse, numa voz quase sussurrante e pausada:

– Moço, o senhor sabe a cor do cabelo do boi que forneceu a carne para este pastel?

O comerciante ouviu as palavras e, não entendendo bulhufas, ficou olhando para o senhorzinho, que emendou outra pergunta:

– Moço, o senhor sabe quantos centímetros tem o cabelo do boi que forneceu a carne para este pastel?

Aí então é que o comerciante ficou mesmo perdido. O senhorzinho percebendo que o homem não ia dizer nada, arrematou:

– Moço, será que este longo cabelo louro aqui seria do boi que forneceu a carne para este pastel ou é da digníssima senhora sua mãe?

Ao terminar a pergunta o senhorzinho colocou o chapéu de palha na cabeça, acendeu o cigarro de palha e após duas baforadas que impregnaram o espaço com aquele odor característico levantou-se e saiu sem mais dizer. O proprietário por lá ficou, mudinho da silva, já fazendo as contas daquele pequeno prejuízo.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Montagem de Eitel Teixeira Dannemann sobre foto publicada em 10/04/2017 com o título “Jardineira de Pedro Gomes Carneiro”.

Compartilhe