TENTATIVA DE DESMORALIZAÇÃO DO PREFEITO JACQUES CORRÊA DA COSTA – 2

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: JORNAL CORREIO DE PATOS (1955)

A gente fica enojado. E, de certo modo, com pena. Realmente. O ANONIMATO, “MÁSCARA DO COVARDE”, provoca náuseas, reflete carência, faz-nos descrer do Homem. É incrível, o que sucede em Patos. Boletins anônimos pululam aqui. Retalha-se a dignidade, a honradez de qualquer cidadão. Pouco importa sua posição política, social. Macula-se seu nome. Tudo, impunemente. Tudo, sem qualquer perigo. Dai, a reincidência. Daí, êsse estado de coisas.

Ainda recentemente, passaram-me um BOLETIM ANÔNIMO, achincalhando a pessoa do Dr. Jacques Corrêa da Costa. Fiquei pasmado. E, cheio de indignação. Você por certo, o leu também leitor. Também se indignou, estou seguro. Não se deve acusar sem PROVAS. Todo homem probo, responsabiliza-se pelo que faz. O HOMEM VERDADEIRO, prova o que diz. Assina o que escreve. Longe de nós, leitor, pretender assumir a defesa do Dr. Jacques. Defendemos, isto sim, a dignidade de cada um, a nossa dignidade, que não pode permanecer assim ao alcance da podridão de “um qualquer”. Dr. JACQUES, pode ter seus defeitos. Pode não ter sido feliz na sua administração. Mas, é cidadão. Merece o respeito de todos nós. Sagrados, também os seus direitos. Acusemo-lo se assim julgarmos correto. Mas, tenham paciência, façamo-lo pelos meios legais. Sejamos dignos de nós mesmos.

PATOS precisa reagir. Urge que se tome enérgicas providências. Impõe-se medidas severas. Que se afaste de nossas ruas essa MÁSCARA HEDIONDA, o ANONIMATO. Que se investigue o foco da PESTE.

PROTESTO, solenemente, em nome dos princípios basilares da ordem, do bom senso, da dignidade, contra o SORRISO DA BÊSTA. “CORREIO DE PATOS”, solicita às autoridades providências sérias para que se desmascare os Autores de tais boletins, para que se os castigue conforme manda  a LEI. Acabemos de vez com o ANONIMATO “MÁSCARA DE COVARDE”.

* Fonte: Texto publicado com o título “Máscara de Covarde” na edição de 06 de fevereiro de 1955 do jornal Correio de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Goias24horas.com.br.

Compartilhe