CLUB DE PALESTRAS LITTERARIAS: CORREÇÃO HISTÓRICA

Postado por e arquivado em ARTES, DIVERSOS.

Em 24 de maio de 1967, o jornal Folha Diocesana publicou o artigo A Vida Intelectual de Patos Nos Primeiros Tempos, de autoria de Zama Maciel. O texto afirma que o jornal O Trabalho (lançado em 1905) foi a primeira manifestação pública de vida literária¹. No livro Patos de Minas: Capital do Milho, o autor Oliveira Mello fala do clube discordando da informação:

Apesar da informação do Prof. Zama Maciel, temos conhecimento de que, em 1914, o formiguense Oscar Rodarte, aqui mantendo o Colégio São Geraldo², fundou o Grêmio de Palestras Literárias, com sede em seu estabelecimento de ensino. Os membros desta nossa primeira entidade literária eram componentes da melhor nata cultural da cidade. Reunia-se semanalmente, aos domingos, quando ouviam uma palestra pronunciada por um de seus membros indicados na semana anterior. O tema principal tratado nas palestras versava sobre a Guerra Mundial, sobretudo no que se referia à invasão da Bélgica pela Alemanha. A palestra era entremeada de números recitativos, apresentados pelos alunos do Colégio São Geraldo, previamente preparados. Infelizmente, teve curta duração.

Zama Maciel e Oliveira Mello estão enganados, sendo que o segundo não considera O Trabalho como manifestação pública literária. A prova é este artigo publicado na edição de 13 de julho de 1914 do jornal O Commercio (o negrito e a sublinhação não constam do original):

Com o louvavel intento de reorganizar o Club de Palestras Litterarias, há 11 annos fundado nesta cidade, effectuou-se no dia 14 do corrente em casa de residencia do Sr. Prof. Oscar Rodarte, uma reunião composta de grande número de pessôas gradas de nossa sociedade.

Ante numerosa assistencia, o Sr. Prof. Leonides de Mello Ribeiro que com o seu illustre collega Oscar Rodarte, levaram a effeito tão bella iniciativa, em phrases delicadas expoz o fim elevado d’aquella solenne reunião e agradeceu, ao perorar, a todos aquelles que haviam adherido ao seu convite.

Tratando-se em seguida da organização da mesa, assumiu a presidencia o Exmo. Dr. Albergaria, que convidou a tomarem assento à sua direita os Srs. Prof. Oscar Rodarte e Dr. Euphrasio Rodrigues, digno orador oficial, e à sua esquerda os Srs. Dr. Adelio D. Maciel, como 1.º secretario, Professor Leonides Ribeiro, como 2.º, e o pequeno Alceu Amorim.

Dada a palavra ao inclyto Dr. Euphrasio, este orou com rara eloquencia recebendo, ao terminar, merecidos applausos.

Em seguida o intelligente menino Alceu Amorim, possuido de enthusiasmo, leu um lindo discurso, sendo tambem muito aplaudido.

Ninguem mais pedindo a palavra o Exmo. Dr. Presidente encerrou a sessão, declarando que no dia 19, que é hoje, reunir-se-iam todos os membros do Club, a fim de se eleger a directoria do mesmo.

Sobre a mesa foi exposta uma lista para serem nella lançados os nomes d’aquelles que desejassem fazer parte do Club.

O acto foi abrilhantado com a presença da correcta corporação musical “Santa Cecilia”, que executou escolhidas peças de seu vasto repertorio.

Apòs a sessão foi organizado um animado baile que, por entre a satisfação de todos, prolongou-se até a madrugada do dia seguinte.

Accedendo ao delicado convite que esta folha recebeu para assistir à sessão de reorganização do Club, fomos representados pelo nosso presado collaborador Dr. Amorim Junior.

Ao Club desejamos vida longa e muitos louros.

Como explicita o artigo, Zama se enganou porque o Club de Palestras Litterarias foi fundado em 1903, dois anos antes da fundação do jornal O Trabalho. Interessante, e estranho, é que em seu artigo o culto Zama não escreve uma única palavra sobre o Club e muito menos sobre o Colégio São Geraldo. E Oliveira Mello se engana ao afirmar que o Club foi fundado em 1914 por Oscar Rodarte. Não há informações oficiais sobre a fundação do Club em 1903 e nem podemos afirmar que Oscar Rodarte foi o responsável direto pela sua reorganização, pois no texto não há uma única citação a respeito. Se as reuniões aconteciam no Colégio São Geraldo, trata-se de uma hipótese, além do que a reunião citada acima aconteceu não no Colégio, mas na residência de seu proprietário e o convite partiu não de Rodarte, mas do seu colega Leonides de Mello Ribeiro.

No artigo citado está dito que haveria uma reunião para a composição da diretoria. Ela realmente aconteceu e o mesmo jornal O Commercio publicou em sua edição de 19 de julho de 1914:

Ficou assim constituída a directoria do Club de Palestras Litterarias, reorganizado no dia 14 do corrente: – Presidente, Dr. Antonio Carlos de Albergaria; vice-presidente, Major Olympio Borges; 1.º secretario, Dr. Adelio Maciel; 2.º secretario, Dr. Wagner Corrêa; thesoureiro, Cap. João Gualberto de Amorim; bibliothecario, Dr. Amorim Junior; zelador, Alberto Borges; orador official, Deirò Eunapio Borges.

Para emittir seu parecer sobre a acceitação ou modificação dos artigos estatutos, foi nomeada uma commissão composta dos seguintes Srs: – Dr. Felippe de Medeiros, Major Olympio Borges e Prof. Oscar Rodarte.

* 1: Leia a íntegra em “A Vida Intelectual de Patos Nos Primeiros Tempos”.

* 2: Leia “Collegio São Geraldo – 1915”.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Fonte: Arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Bibliotecaucs.wordpress.com.

Compartilhe