MOÇA, GOSTARIA DE FALAR COM O PEDRO LUCAS

Postado por e arquivado em CANTINHO LITERÁRIO DO EITEL.

O dia 02 de janeiro último foi uma segunda-feira, o primeiro dia útil do ano novo e o início de uma nova administração pública. De manhãzinha, tão logo a prefeitura abriu as portas, um senhor de presumíveis 80 anos de idade subiu a escada e se dirigiu ao gabinete do novo chefe do executivo. Entrou mansamente, chegou à frente da secretária e disse:

– Moça, gostaria de falar com o Pedro Lucas.

A secretária, demonstrando surpresa com a intenção do velhinho, respondeu:

– Meu senhor, o Pedro Lucas não é mais o prefeito de Patos de Minas desde ontem.

O idoso agradeceu com um sorriso e, serenamente como entrou, foi embora. No dia seguinte, no mesmo horário, o senhor voltou à prefeitura e foi direto ao gabinete do prefeito. Lá estava a mesma secretária que ouviu:

– Moça, gostaria de falar com o Pedro Lucas.

Com toda paciência possível a moça informou ao bom velhinho que o Pedro Lucas não era mais prefeito de Patos de Minas desde anteontem. O homem agradeceu e novamente se foi. Veio a quarta-feira e adivinhe quem apareceu no gabinete do prefeito?

– Moça, gostaria de falar com o Pedro Lucas.

A secretaria do prefeito até que encarou a insistência do simpático velhinho com bom humor, mais por respeito à idade.

– Meu senhor, este é o terceiro dia seguido que vem aqui para falar com o Pedro Lucas. Eu já lhe disse e vou dizer de novo que o Pedro Lucas não é mais o prefeito de Patos de Minas. Vê se compreende isso, senhor!

Com um vasto sorriso, o homem se senta no sofá da recepção e declara:

– Sim, moça, eu sei que desde o dia 1.º de janeiro o Pedro Lucas não é mais prefeito de Patos de Minas. Mas sabe moça, além de adorar ouvir isso, eu quero ouvir isso inúmeras vezes para ter certeza absoluta.

E o bom velhinho não mais apareceu na prefeitura para felicidade da secretária do novo chefe do executivo. No seu mais íntimo pensamento está o desejo de que em janeiro de 2021 ele não tenha que voltar à Prefeitura para fazer a mesma pergunta, mudando apenas o nome.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann (adaptação de domínio público).

* Foto: Fotosdahora.com.br.

Compartilhe