INAUGURADO O PROMAM

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Resultado da fusão do COMBEM com o CIAME, o PROMAM (Programa Municipal de Apoio ao Menor) teve finalmente sua sede inaugurada na manhã do dia 26 deste mês [03/1988], numa solenidade que contou com a presença da Vice-Governadora, Junia Marise Coutinho; Prefeito Arlindo Porto; suplente de deputado, José Mendonça de Morais; e inúmeras outras autoridades municipais, menores assistidos, seus familiares e povo em geral.

Dispostos em duas filas à entrada da sede, os menores do PROMAM receberam, por volta das 11 horas, a Vice-Governadora. O Secretário de Governo, Jarbas Cambraia, fazia as vezes de mestre de cerimônias. Junia Marise, Arlindo Porto e a Primeira Dama, Maria Coeli, Diretora do PROMAM, descerraram a placa de inauguração; vindo a seguir a benção das instalações, feita pelo Bispo Diocesano Dom Jorge Scarso. Terminada a bênção, autoridades e imprensa visitaram a sede, muito bem equipada em cada uma de suas áreas.

Os prefeitos de Presidente Olegário, Natal José Fernandes, e de São Gonçalo do Abaeté, José Lucas da Silva, se fizeram presentes à solenidade de inauguração; além dos vice-prefeitos de Arapuá, Júlio Macedo, e de Carmo do Paranaíba, Wantuir Modesto. Tomaram posse, durante a solenidade os membros do Conselho Municipal para o Trabalho do Menor, que tem na presidência o vereador Benedito Corrêa da Silva Loureiro. O presidente deixou sua palavra de otimismo, ressaltando que o exemplo de Patos merece ser seguido por outros municípios, o que faria diminuir sensivelmente a marginalidade e a violência no futuro.

Arlindo – Falaram também José Mendonça de Morais, expressando o reconhecimento de Patos para com o Governador Newton Cardoso e a “esperança de que ele continue generoso, para conosco”. Em seguida foi a vez de Arlindo Porto. Ele explicou a origem do PROMAM, a contribuição do Rotary Clube na venda do imóvel e as diversas áreas de atuação do programa. O prefeito agradeceu sua equipe de trabalho pela conclusão da obra, mencionando o nome de sua esposa, responsável pelo apoio ao menor carente em sua administração e cumprimentou, por último, o Governo Estadual e a Vice Governadora, Junia Marise.

Em seu pronunciamento, Junia Marise lembrou que os demais governos sempre se esqueceram do menor após as eleições, o que, segundo ela, não se repete no Governo Newton Cardoso. Ela desfilou uma série de programas ligados à questão do menor e assegurou que voltará a Patos em breve para a inauguração do centro Comunitário Infantil. Segundo a Vice-Governadora, a verba para a implantação desse centro comunitário seria repassada à Prefeitura na última terça-feira, dia 29, em Belo Horizonte. A representante do Governo Estadual pediu solidariedade de todos os segmentos da sociedade “para que os anseios do povo mineiro sejam atendidos”.

O PROMAM, inaugurado no dia 26, já vinha funcionando normalmente, no Bairro da Antena (final da Avenida Paranaíba). Ali são assistidos atualmente nada menos que 823 menores carentes. O Programa municipal de Apoio ao menor foi criado em setembro de 1986 pela Lei 2.135 e tem, dentre outros objetivos, o de promover o recrutamento e o encaminhamento de menores para os grupos de produção (formados dentro do próprio PROMAM) e o mercado de trabalho. Pela importância do programa enquanto escola de trabalho e por sua grande abrangência, voltaremos ao assunto em edições futuras para focalizar o próprio funcionamento do PROMAM.

* Fonte e foto: Texto publicado com o título “Inaugurado o PROMAM” e subtítulo “Com a presença da Vice-Governadora, Patos inaugurou o Programa Municipal de Apoio ao Menor no último dia 26” na edição n.º 182 de 31 de março de 1988 da revista A Debulha, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

Compartilhe