DE EITEL.POVO@PATOSDEMINAS PARA JOSEEUSTAQUIO.PREF@PATOSDEMINAS

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: EITEL TEIXEIRA DANNEMANN (2017)

Prezado José Eustáquio,

Estas palavras que seguem pela internet, tenho certeza, chegarão aos teus neurônios, estes conducentes de plenos propósitos idealistas. Foram com estes propósitos que você assumiu o executivo municipal sabendo da tremenda enrascada que herdaria. Eu acompanhei minuciosamente a atuação dos três poderes na gestão 2013/2016. Todos eles menosprezaram os nossos Códigos. Enquanto o executivo, mesmo trabalhando todos os dias, não executou o que devia ser executado, o legislativo, se reunindo quatro horas por semana, varou os quatros anos se preocupando com formação de comissões, moções de aplausos e títulos de cidadão patense. E o ministério público foi incapaz de cutucar os dois. Deu no que deu. Por isso digo com convicção: o fracasso do último executivo foi consequência da inércia do legislativo.

É sabido, José Eustáquio, que você é um bom administrador. Lembra do tempo que dirigiu a Faculdade? E como bom administrador que é, saberá descascar este abacaxi que caiu em vossas mãos. Por que a cidade está hoje tão depauperada? Sabemos, eu, você, muita gente, menos os poderes públicos de outrora, que uma cidade que não respeita seus Códigos é como um carro sem pneus: ele anda, mas acaba se desmanchando. Assim é Patos de Minas após as últimas gestões. Menosprezaram tanto os nossos Códigos que hoje qualquer cidadão se aflora no direito de fazer o que bem entende danando-se para o outro a seu lado.

Sabe, José Eustáquio, tenho convicção que vai ser muito ardoroso o seu trabalho. Mas estou esperançoso, pois você é voluntarioso e, o mais importante, sereno, com os neurônios sadios, o inverso do anterior. Você é, na acepção exata da palavra, representante do povo patense na esfera política. Infelizmente, saiba que seu governo será solitário, você e seu secretariado, pois não conte com o legislativo. Você vai encarar quatro anos de uma rotina diária, enquanto o legislativo vai repetir aquela lengalenga de sempre: reunindo-se quatro horas por semana. Eles não, aqueles 17 cidadãos não são meus representantes. Outros que o considerem. Como, José Eustáquio, como, sabendo que seu trabalho é integral, sabendo que o trabalho da maioria da massa humana ativa é integral, como posso considerar meus representantes 17 cidadãos que se reúnem quatro horas por semana? Você sabe perfeitamente que não se trata de criticas pessoais a nenhum daqueles 17 cidadãos. A crítica é sobre o sistema, que assim como está há anos, não é justo com qualquer classe de trabalhador, incluindo você.

Ora, enquanto você já batia o ponto no dia 02 de janeiro sentindo a quentura dos inúmeros problemas que a cidade apresenta e já tendo que tomar decisões, o legislativo só foi se reunir no dia 12. E sabe o que fizeram? Passaram as quatro horas formando comissões. Pois é, José Eustáquio. E sabe mais o que é pior? Pior é que nove vão continuar mais quatro anos, formando comissões, distribuindo moções de aplauso e muito mais, quer dizer, muito menos. Então, prezado, se prepare, pois quando precisar de uma decisão urgente da câmara municipal, espere sentado!

Caro José Eustáquio, se eu fosse escrever o que tenho na mente a respeito dos problemas de Patos de Minas daria um livro. Deixe estar. Peço encarecidamente que valorize os nossos Códigos. Se porventura você cair na mesma esparrela dos anteriores, menosprezar os nossos Códigos, tenha certeza que sairá tão escorraçado quanto o último. Nossos Códigos, José Eustáquio, são a chave do seu sucesso. Então, tenha os nossos Códigos sempre abertos em sua mesa. Faça valer a Lei e não se intimide perante os caciques políticos, os ideais partidários, pois se você resolver fazer a Lei ser obedecida, tenha certeza absoluta, será confrontado pelos que se consideram donos do município. Lembre-se que a politicagem marota daqui nos custou o nosso único deputado federal. Portanto, pulso firme e vá em frente.

Prezado José Eustáquio, se você valorizar a Lei recuperará as finanças do município e ainda entregará o cargo com saldo positivo. Quem sabe a você mesmo, numa reeleição. E para começar, que tal proibir o trânsito de carretas de 50 toneladas, caminhões de bois/porcos e de carroças na Rua Major Gote e em todo o centro? Isso é só um chazinho para você mostrar ao povo que, agora sim, a cidade tem comando!

Saudações e sucesso!

* Foto: Superlajes.com.br.

Compartilhe