HUSKY SIBERIANO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, RAÇAS.

Divertido, aventureiro, alerta, independente, inteligente, teimoso, travesso, adora correr sempre que pode e obstinado. Assim é o Husky Siberiano. Sua origem é desconhecida, mas ele é obviamente do grupo spitz, que evoluiu por centenas de anos como um cão de trenó dos povos nômades do nordeste da Ásia. Em 1909 foi importado para o Alasca durante o ciclo do ouro. As corridas de apostas desses cães eram o entretenimento preferido, cobriam mais de 600 km entre Nome e Candle.

Durante muitos anos foram utilizados como puxadores de trenó, mas em 1925 alcançaram seu maior sucesso. Equipes de huskies correram 540 km com soro salva-vidas para a difteria que atingia Nome e foram responsáveis por salvar a cidade. Existe uma estátua em homenagem a esses cães no Central Park. Os primeiros huskies siberianos chegaram ao Canadá e depois aos Estados Unidos por volta dessa época. O AKC reconheceu a raça em 1930. Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos siberianos trabalharam em equipes de busca e salvamento do Exército Americano, conquistando mais tarde a admiração do público. A popularidade da raça continuou a crescer até se tornar tão amado como cão de companhia quanto era como cão de exposição ou de trenó. Ele continua a ser uma das mais populares raças do Ártico.

É um cão de porte médio, robusto, vivo, simpático, de movimentos ágeis. Os machos podem possuir até 60 cm de altura na cernelha e pesar cerca de 27 kg. As fêmeas podem possuir até 56 cm de altura e pesar cerca de 25 kg. Pode ter olhos azuis, castanhos e um olho de cada cor, sendo mais famosos os olhos azuis, oblíquos e de expressão amigável; orelhas de inserção alta, ereta; cauda de raposa enrolada sobre o dorso. É guarnecido de subpelo espesso, lanoso e de sobrepelo macio. Pode assim resistir a temperaturas de até 60º abaixo de zero. A pelagem é muito variada, do completamente branco ao preto e branco, cinza, cinza prateado e areia claro. A expectativa de vida é de 11 a 13 anos.

É um animal de grupo e precisa necessariamente da companhia de outros cães (de qualquer raça) ou de pessoas (de qualquer raça também). Caso trabalhe oito horas por dia, se é fanático por limpeza e organização, tem pouco espaço e procura um cão de guarda e defesa de propriedade, neste caso não tenha um Husky Siberiano.

Como cão nórdico, efetua muda de pelo uma ou duas vezes por ano. Se para você, ver pelos pela casa toda não lhe causa qualquer tipo de confusão ou ataque de nervos, tudo bem. Além disso, têm tendência para eventualmente cavar buracos no quintal ou destruir canteiros. Se faz parte daquele grupo de pessoas que se orgulha das belas flores que tem no jardim e a jardinagem é o seu lazer de fim de semana, neste caso, cerque bem o seu canteiro. Como verdadeiro atleta, precisa de exercício diário e se possível, de um espaço amplo para correr à vontade. Se gosta de atividades ao ar livre, caminhada ou corrida e de compartilhá-las com o seu cão, ótimo, neste caso tenha um Husky Siberiano.

Seu instinto de caça é bem aguçado, é na verdade um lobo domesticado (até certo ponto). Persegue e abate vários tipos de animais, desde gatos, coelhos, galinhas, gansos, pombos, roedores, etc. Partimos do principio que irá manter o seu cão no quintal ou numa área especifica onde não terá como fugir e por consequência, causar estragos no galinheiro da vizinha ou exterminar todos os cisnes do lago. Se por ventura tiver o azar de nas redondezas existirem criações de aves, coelho, e não puder ter o cuidado de mantê-lo na área que lhe é destinada, neste caso não tenha um Husky Siberiano.

Um de seus principais atrativos é o temperamento. Ele vive no seu mundo, mas indiscutivelmente, adora o seu dono e é muito apegado, não sentindo necessidade de manifestar isto 24 horas por dia e sua personalidade e caráter são únicas e muito fortes. Se for fã da Lassie ou se o seu ideal de cão é aquele que lhe vai buscar os chinelos e o jornal, neste caso não tenha um Husky Siberiano, mas ele até senta, deita, rebola e encosta o focinho aos seus pés ao longo de todo o dia, ou quando você chega, mas não porque você quer e sim porque ele quer.

Não precisam de banhos frequentes, pois não possuem cheiro forte. Ao contrário, banhos muito frequentes podem danificar a pele e pelagem. Aconselhável apenas nas épocas de troca de pelo, o que facilita o processo final. Em épocas frias evite o banho e se for o caso devemos nos certificar de que após o banho ele esteja bem seco e se possível usar um secador de ar frio ou levemente morno se for o caso. Seu pelo molhado em épocas frias deixa-o desprotegido e poderá provocar doenças como infecção renal e outras de pele. Recomendamos o uso de sabão anti-pulgas ou xampu neutro.

Mantê-lo em um apartamento é possível, porém exige muita atenção e dedicação diária e tempo para atividades e passeios de no mínimo 30 min de manhã e mais 30 min a tarde. Recomendamos o uso de jornal com ou sem uma bandeja com grade conhecida como Pipi Dog, pois é fácil de limpar e ele aprende a fazer no lugar certo. Deixá-lo o dia inteiro sozinho e sem atividade será compensado com muitos protestos, uivos ou destruição de objetos. Gosta de roer madeira e plástico (mas evite madeira, pois estraga muito os dentes e pode prender entre os dentes ou espetar na boca).

Apesar de suas origens nórdicas, ao contrário do que se crê, ele pode viver sem maiores problemas em qualquer zona climática, porém é necessário tomar alguns cuidados especiais quando faz calor excessivo, como prover-lhes bastante água e um lugar fresco e à sombra para descansar. Piso frio, ventilador ou ar condicionado serão bem aceitos por eles. Por outro lado, estes cães parecem ter um verdadeiro prazer de estar em meio a temperaturas baixas, e buscam o ar livre com afinco especial quando faz frio.

* Fontes: Huskybrasil.com.br; Todos os Cães, de Gino Pugnetti; Tudosobrecachorros.com.br e Wikipédia.

* Foto: Br.pinterest.com.

Compartilhe