GRAMAR: PIONEIRA NA EXTRAÇÃO E BENEFICIAMENTO DE MÁRMORE

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

O nosso Município é, como se sabe, um dos mais ricos do Brasil. Faltam-lhe apenas pessoas ou firmas que se disponham a explorar suas riquezas naturais. Foi criada agora a Marmoraria GRAMAR – granito e mármore – que será pioneira na extração e beneficiamento do mármore existente em nosso Município e região. A firma já está constituída e tem o nome de Lima Verde & Cia. Ltda. A nossa reportagem estêve com o Sr. Wagner Lima Verde, um dos idealizadores e sócios de tal firma.

Localização

A Marmoraria GRAMAR funcionará na rua das Nações, na antiga fábrica de Banha Creoula. Contará portanto com prédio próprio. Tôda a maquinaria já foi adquirida, só faltando a sua instalação. Segundo fomos informados pelo entrevistado o início do funcionamento está previsto para o próximo dia 15 de fevereiro (1969). Os principais membros da firma são a família Lima Verde e o sr. Odilon Rosa.

Dirigentes & objetivos

A Marmoraria GRAMMAR será dirigida pelo sr. Odilon Rosa, especialista no assunto. Já inclusive trabalhou 12 anos em mármore, nas cidades de Uberlândia e Patrocínio. A marmoraria, no início de suas atividades, não explorará as nossas próprias jazidas. A matéria prima será importada dos grandes teares, isto é, instalações que cortam o mármore. Constam elas de uma série de lâminas de aço colocadas em paralelo e fixadas em um balancim. Até ao final do ano a firma instalará seu próprio tear, passando assim a explorar o mármore existente nas jazidas da região.

Qualidade & emprêgo

O nosso mármore é considerado um dos melhores do país. Tanto assim que já é extraído e levado para as grandes capitais como Rio e São Paulo. Fomos informados de que a região do Chumbo (Major Porto) é a mais rica em tal tipo de mineral. No entanto o melhor mármore se encontra em São Gonçalo do Abaeté. O nosso mármore será utilizado na construção de escadarias, túmulos, móveis, revestimento de fachadas, pisos, etc.

Autoridades sensibilizadas

A idéia da constituição da firma Lima Verde e Cia. Ltda. tem merecido o estímulo e o elogio de tôda a cidade. A Prefeitura Municipal, por ser a marmoraria indústria pioneira, prometeu isenção de impostos, de acôrdo aliás com leis já votadas e sancionadas. De nossa parte queremos ressaltar o valor do empreendimento principalmente como fator de estímulo para outras firmas que certamente se unirão a esta na exploração das nossas riquezas naturais.

* Fonte: Texto publicado com o título “Firma patense explorará o Mármore da nossa região” na edição de 30 de janeiro de 1969 do jornal Fôlha Diocesana, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Grupocomelli.hospedagemdesites.ws, meramente ilustrativa de uma exploração de mármore.

Compartilhe