DISCURSO DE GENÉSIO GARCIA ROZA AO TOMAR POSSE

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO!!!!

Sr. Presidente da Câmara Municipal!!!!

Snrs. Vereadores!!!!

Ao tomar posse da elevada investidura de Prefeito Municipal, as minhas primeiras palavras são de agradecimento humilde e sincero a Deus. Se a nossa campanha decorreu em clima democrático, podendo o povo eleger os seus legítimos representantes, livre e conscientemente, devemos ser gratos e reconhecidos ao Senhor, pelas graças que d’Ele alcançamos.

Encontro-me hoje consciente, mais do que nunca, da grave responsabilidade que me pesa aos ombros. Todavia, procurando encaminhar os meus atos, as minhas atitudes, pelo lado reto e honesto das coisas, sinto-me perfeitamente tranquilo, na certeza de que darei conta do mandato que o povo de minha terra me outorgou.

Esta certeza mais aumenta, quando me animam as esperanças de um trabalho consciente e nobre, por parte do honrado Legislativo que ora me dá posse, e, também, por que sei, poder contar, com a colaboração de todos os patenses de boa-vontade.

Dirigindo-me a vós, especialmente, senhores Vereadores, eu vos conclamo à união, para que dela floresçam benefícios exuberantes para a nossa terra.

Nas vossas discussões, ainda que o calor dos debates vos perturbem, estou certo de que não vos deixareis trair pela atitude irrefletida, mas colocareis, acima de tudo, o espírito de democracia, o interêsse do Município, o direito do povo!

Estou certo de que a Câmara Municipal que me honra nêste momento, agirá sempre e antes de mais nada, com a consciência acima do coração e com o espírito de patriotismo acima dos mesquinhos interêsses de grupos. O povo, o direito do povo, a obediência às leis constituídas, a preservação da liberdade, o triunfo da democracia em primeiro lugar.

De mim, dou-vos a palavra de que cumprirei as leis, sem diminuir-lhes uma letra, sem acrescentar-lhes um ponto sequer. Encontrareis no Prefeito de Patos de Minas, o Chefe administrativo voltado inteiramente para os problemas, as necessidades, os reclamos do povo. Dou-vos a palavra de honra: cumprirei o meu mandato, jamais me afastando da serenidade e do imperativo das leis!

Se os dois poderes Legislativo e Executivo, entrozarem-se na mais perfeita harmonia, cuidando, cada qual na sua esfera, do desenvolvimento e da grandeza de nosso município e de nossa Pátria, conseguiremos alcançar o objetivo de nosso programa, e chegaremos ao fim de nossos mandatos, com a consciência tranquila do dever cumprido.

Sirvo-me, neste ensejo, das palavras do eminente Governador Juscelino Kubitschek, recentemente proferidas na Capital baiana, quando conclamava a união dos brasileiros. Dizia S. Excia.: “A unidade nacional não pode nascer de sentimentos de violência, de brutalidade, de imposição de vontades que, na ausência, das razões justas, se substituam pelo rancor imperativo. Não se forja uma união do País comprimindo e insultando os adversários ou procurando amedrontá-los, cavando fossos, acusando e não ouvindo a defesa”.

Orientemo-nos também, pela sublimidade desta lição, e de realizar bastante em benefício de nossa terra e nosso povo.

Há cêrca de 4 mêses, eu fazia distribuir um boletim, por mim assinado, em plena fase eleitoral, que dizia assim: Respeitando o direito de cada um, nas suas ideologias e credos, jamais irei de encontro a quem quer que seja, respeitando a nossa constituição, que assegura o direito de todos nós, brasileiros.

Hoje, mais do que ontem, eu vos reafirmo os mesmos propósitos, e a vós, ilustres representantes do povo, e aos meus prezados conterrâneos, eu vos afirmo que cumprirei a minha palavra, até o fim.

Contarei convosco, para juntos, conjugando esforços comuns, realizarmos o máximo para nossa querida terra e para o nosso grande povo de Patos de Minas.

Agradeço, comovido, as vossas homenagens de simpatia, e saúdo-vos, como honrados representantes do povo patense. Nossa terra e nossa gente muito esperam de todos nós. E os nossos ideais voltam-se, em perfeita harmonia, para o presente admirável desta terra, e para o futuro colossal de PATOS DE MINAS.

* Fonte: Texto publicado com o título “Palavras proferidas pelo Exmo. Snr. Genésio Garcia, no Salão da Câmara Municipal de nossa terra ao tomar posse do elevado cargo de Prefeito Municipal de Patos de Minas” na edição de 06 de fevereiro de 1955 do jornal Correio de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Genésio Garcia Roza, do livro Patos de Minas Centenária, de Oliveira Mello.

Compartilhe