DR. ADELIO D. MACIEL – 1914

Postado por e arquivado em ANÚNCIOS, PROFISSIONAIS LIBERAIS.

Os primórdios da medicina em Patos de Minas foram caracterizados por uma manifestação humanitária relevante: os médicos atendiam de graça aos menos favorecidos economicamente. Não se tratava de serviço público, e sim de determinação pessoal dos doutores. Vários anúncios de jornais a partir de O Trabalho em 1905 destacam nomes como Laudelino Gomes da Silva, Euphrasio José Rodrigues e João Borges como benfeitores da saúde. Com certeza, o primeiro médico que chegou aqui em 1886, Antônio Zacharias Álvares da Silva, praticava esta boa ação.

Assim também foi com Dr. Adélio Dias Maciel, que em sua clínica na Rua Olegário Maciel (entre Rua Tiradentes e Avenida Getúlio Vargas) oferecia consultas grátis aos pobres. Com o passar das décadas e o surgimento dos famigerados conselhos de classe, os profissionais liberais foram proibidos de praticarem a caridade médica. Hoje, resta aos menos favorecidos economicamente contarem com a ajuda de Deus nos hospitais públicos e aos mais favorecidos em dinheiro contarem com a ajuda de Deus para não ficarem lisos nos hospitais particulares.

Benção a todos os nossos primeiros médicos!

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Anúncio publicado na edição de 02 de agosto de 1914 do jornal O Commercio, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

Compartilhe