RESIDÊNCIA DA FAMÍLIA DO PROFESSOR MODESTO

Postado por e arquivado em DÉCADA DE 1970, FOTOS.

Modesto de Mello Ribeiro é cidadão reverenciado na cidade. Nesta casa construída em meados da década de 1910, ele e sua esposa Honorina Caixeta de Mello Ribeiro criaram seus 12 filhos: Cícero, Cecília, Lázaro, Mário e Maria (gêmeos), Silvia, José Olavo, Modesto, Wagner, Waldemar, Eurico e Rubens. Na época o endereço era simplesmente Largo da Matriz.

Com o inexorável transcorrer das horas, cada filho tomou seu rumo, o casal viajou eternamente para o além, ficando o aconchegante lar ao léu da especulação imobiliária. Aí está a antiga residência dos Mello Ribeiro no final da década de 1970, decadente e abandonada, numa de suas últimas aparições em vida. Ao lado, já choramingando sobre o destino de sua vizinha, a residência da família do Dr. João Borges milagrosamente em pé na hoje Rua Deiró Borges esquina com sua colega Professora Zélia nos fundos da Praça Dom Eduardo.

Quando no final da década de 1970 o antigo casarão dos Mello Ribeiro foi posto ao chão, no terreno carregado de lembrança do Mestre e sua família funcionou durante muitos anos o lava-jato de Anésio Caixeta, até que por volta de 2004 foi dado início à construção do Edifício Avalon. Este, talvez pela força espiritual do lugar, demorou longos sete anos para ser erguido, sendo concluído em 2011.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Foto: Lázaro Machado.

Compartilhe