ÚLTIMO JÚRI DO FÓRUM OLYMPIO BORGES

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A sessão do Júri do Fórum de Patos de Minas realizada na sexta-feira (31)[março/2017] entra para a história como a última que acontece no prédio histórico. Inaugurado em 1936, o prédio é uma das mais importantes obras do então governador patense Olegário Dias Maciel. Projetado por Luis Signorelli e Rafaello Berti, a obra de dois andares é a principal amostragem da arquitetura Art-Déco em Patos de Minas. O tombamento do imóvel aconteceu em 1998.

Mesmo não atendendo mais a demanda da Justiça em Patos de Minas, o prédio do Fórum vai deixar saudades, é o que diz o promotor de Justiça Paulo César de Freitas, que participou da última sessão. “Esse Plenário é como se fosse sagrado, está entre os mais bonitos do Brasil, é um prédio histórico, tombado e, especialmente, protegido por Lei”. O promotor, que participou de mais de 200 plenárias, lembrou o tempo em que acompanhava as sessões, enquanto estudante de Direito, e se diz honrado em ser o último promotor a falar na Tribuna, encerrando a história do local. Freitas lamentou que o novo Fórum não reproduzirá as características do Plenário.

Presidindo a última sessão no prédio histórico, o juiz Melchiades Fortes destacou que apesar de ser lamentável deixar o imóvel carregado de beleza e história, o novo prédio da Justiça é uma necessidade. “É uma alegria ter novas instalações, com mais juízes que atendam a demanda de Patos de Minas por uma nova logística judiciária, que respondam os anseios da sociedade diante do surgimento dos conflitos de interesse”. Fortes lembrou que, no próximo dia 12 de abril, a Comarca de Patos de Minas completa 135 anos e que a estrutura do Judiciário deve acompanhar o desenvolvimento da cidade.

O novo Fórum deve ser inaugurado a dia 5 de maio. A obra foi iniciada em dezembro de 2013 e recebeu investimentos de cerca de R$ 19 milhões do Governo do Estado. Enquanto o novo prédio não é aberto, as sessões do Júri não devem ser interrompidas e possivelmente devem acontecer em outros locais, segundo informou o promotor Paulo César de Freitas.

* Fonte e foto: Texto de Rejane Gomes publicado com o título “Último Júri é realizado no Fórum de Patos de Minas” na edição de 1.º de abril de 2017 do jornal Folha Patense.

Compartilhe