COMOVE: VINHA, MAS NÃO VEIO

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Fundada em 1950, a COMOVE – Companhia Mogiana de Óleos Vegetais, sediada na cidade paulista de Orlândia, esteve para ter uma unidade de produção instalada em Patos de Minas. Na época, a empresa produzia óleo de soja, farelo de soja, gordura hidrogenada, lecitina de soja, sabão e sementes de arroz, feijão, trigo, soja e milho. A notícia veio na edição de 14 de março de 1981 do jornal Correio de Patos:

A Companhia Mogiana de Óleos Vegetais (COMOVE) deverá se fazer presente em Patos muito breve, através de seus diretores, dentre eles o Sr. Otávio Leite Morais, um dos grandes acionistas da Empresa.

Eles mostram-se sensíveis à possibilidade de um estudo criterioso de nossa região, o que após realizado será viável a nossa pretensão e da Comove, já que nos encontramos numa posição geográfica bastante favorável e com uma grande produção de matéria prima capaz de atender às exigências desta fabulosa indústria. A confirmação que os diretores da Comove virão a Patos num curto espaço de tempo é do sr. Rui de Paula Medeiros, residente em São Paulo, fazendeiro no município de Presidente Olegário e fornecedor daquela empresa há mais de 10 anos, tendo desde que aqui chegou, demonstrado o maior interesse e grande amizade pela nossa terra e região.

Como homem ligado ao grupo da Mogiana o sr. Rui de Paula Medeiros, não se esconde em dizer e afirma categoricamente que a COMOVE é uma empresa que merece fé, merece crédito e a nossa confiança. Esta é também a opinião da Comissão de Patos de Minas, que lá esteve, viu e sentiu de perto a importância daquela indústria na cidade de Orlândia em São Paulo, e a demonstração de apreço e calor humano daqueles que lá residem e trabalham.

Durante as reuniões semanais da ACIPATOS, sob a presidência de Eurípides Gonçalves Martins, muito se discutiu a instalação de uma unidade da COMOVE na cidade. Uma comissão composta por membros da diretoria da entidade, da EMATER e outros, comandada pelo prefeito Dácio Pereira da Fonseca, esteve em Orlândia tratando do assunto, mas o setor politico e financeiro impediram que e empresa viesse para Patos de Minas. Treze anos após, a edição de 02 de março de 1994 do jornal Folha Nordeste e transcrito na Folha de São Paulo, anunciou:

A Comove (Companhia Mogiana de Óleos Vegetais), com matriz em Orlândia (SP), teve suas unidades lacradas no final da tarde de anteontem, depois do encaminhamento de uma sentença favorável à sua abertura de falência ao Cartório de Notas do município. A sentença foi assinada na última sexta-feira pelo juiz titular de Orlândia, Celso de Carmargo. O pedido de falência foi feito por cinco bancos credores, pelo promotor Paulo Cezar Correia Borges e pelo comissário de sua concordata, o advogado nomeado Nelson Fatte Real Amadeu. A Comove entrou em concordata no dia 23 de novembro de 1990, com o valor declarado de US$ 80 milhões.

* Texto: Eitel Teixeira Dannemann.

* Fontes: Jornal Correio de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam; Acipatos e 1.folha.uol.com.br.

* Foto: Revistagloborural.globo.com, meramente ilustrativa de engarrafamento de óleo vegetal.

Compartilhe