TV TRIÂNGULO ESNOBA A NOSSA MISS LARA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A TV Triângulo, de Uberlândia, que mantém uma sucursal em Patos de Minas, na Avenida Getúlio Vargas, conquistou novos pontos no Ibope da insatisfação ao ignorar a recepção feita na tarde-noite do dia 21 à Miss Minas Gerais/88, Lara Lúcia Fonseca de Mattos. Dando as costas a quem tem lhe dado dividendos – isto é, a Patos de Minas – a emissora simplesmente não compareceu ao Aeroporto Municipal, onde uma multidão de patenses recebeu com a festa nada menos que a vencedora de um concurso de beleza a nível estadual.

Tal atitude da TV Triângulo foi o que bastou para gerar alguns comentários de pessoas ligadas à administração municipal – logicamente decepcionadas com tamanha insensibilidade – ainda durante a recepção no Aeroporto. No dia seguinte, o povo (que não é nada bobo) também reagiu à sua maneira: principalmente nas rodinhas de amigos. O comentário, ou a pergunta que mais se ouvia nas ruas era “por quer Patos tem que receber imagens da Globo de Uberlândia e não de Belo Horizonte?”

Se a pergunta merece uma resposta concreta, quem deve decidir é a administração municipal. Na verdade, para a população patense seria mesmo mais interessante ser informado daquilo que acontece na Capital do Estado. Senão por outro motivo, tão somente pelo fato de que é de lá que saem as decisões do interesse de Patos de Minas; especialmente nos planos político e administrativo.

Repetição – Não há nada de inédito no descontentamento de Patos para com a TV Triângulo. Há poucas semanas, logo após o Carnaval, o Presidente do Caiçaras Country Club, Paulo Rodrigues Moreira, conclamou comerciantes e empresários a dar um “basta” no apoio à emissora. O Presidente do Caiçaras ficou indignado com a falta de cobertura do Carnaval/88 nos clubes de Patos de Minas. A indiferença da TV uberlandense para com a vitória patense no Concurso Miss Minas Gerais, portanto, foi apenas uma repetição. Um replay.

É exatamente a repetição que provoca os piores sintomas, tanto no povo patense de uma maneira geral, como nos seus governantes. Se o desejo de receber imagens da TV Globo de Belo Horizonte se faz mais ou menos latente, isso se deve ao comportamento da TV Triângulo – mais ou menos interessantes em divulgar as “coisas boas” de Patos de Minas. Pior que o não comparecimento na recepção à Miss Minas Gerais/88, só mesmo a resposta que um diretor da TV uberlandense deu a um dos homens fortes do Prefeito Arlindo Porto. “Vamos receber hoje a Miss Minas Gerais”, comunicou o assessor do prefeito. “O que é que tem?”, reagiu o diretor.

* Fonte: Texto publicado com o título “Mais Pontos no Ibope” e subtítulo “Emissora uberlandense conquistou pontos negativos em Patos por não documentar a recepção à Miss Minas Gerais” na edição n.º 182 de 31 de março de 1988 da revista A Debulha, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Redeglobo.globo.com.

Compartilhe