GUARU DO PARÁ

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, PEIXES.

O Guaru do Pará (Poecilia parae) vive em pequenos pântanos e riachos de fluxo lento, ao longo de densa vegetação ribeirinha e fundo arenoso. Pode ser encontrado em água salobra de estuários. É distribuído desde a Guiana e Suriname até a foz do Rio Amazonas no Estado do Pará. Apresenta corpo comprido lateralmente (podendo chegar a 5 cm), relativamente profundo, alongado e fusiforme. As nadadeiras são moderadamente longas e arredondadas. Pequena boca superior. A expectativa de vida é de 2 anos.

A coloração padrão dos machos é prata escura quando imaturos sexualmente. Opérculo, nadadeira dorsal e caudal apresentam cor verde claro. Pequenas manchas pretas cobrem a nadadeira dorsal. Alternando listras pretas, brancas e pretas adornam os raios superiores da nadadeira caudal. A nadadeira anal é cinza translúcida. Quatro a seis listras pretas abrangem o corpo da nadadeira anal até o pedúnculo caudal. As fêmeas e os machos imaturos apresentam coloração verde com ventre prata brilhante.

Existem cinco variedades morfológicas de cores entre os machos: Parae, Melazona Vermelha, Melazona Amarela, Melazona Azul e Immaculata (foto). Os corpos destes peixes são prata translúcido. Uma série de duas listras pretas envolve uma faixa colorida (vermelha, amarela e azul, respectivamente) se estendendo da nadadeira peitoral até os raios superiores da nadadeira caudal. Immaculata apresenta corpo prata livre de marcações. As fêmeas têm a coloração cinzenta monótona.

De comportamento extremamente pacífico, ideal para um aquário com dimensões mínimas de 60 cm de comprimento e 30 cm de largura. Podem viver em água doce ou salobra. A água deverá ter fluxo lento e substrato preferencialmente arenoso e escuro, pH de 7.0 a 7.6, dureza de 4 a 10 e temperatura entre 24°C a 28°C. Plantas flutuantes ou musgos podem ser utilizados para prover sombreamento, bastante apreciado pela espécie. Como a maioria dos micro poecilídeos, usar a proporção de um macho para duas ou três fêmeas, uma vez que os machos incomodam as fêmeas constantemente para se reproduzirem.

É vivípara, com fecundação interna. As fêmeas são sexualmente maduras aos 8 meses de idade, enquanto os machos atingem a maturidade sexual aos 6 meses. Dependendo da idade e tamanho da fêmea, o número de alevinos varia entre 5 e 15 após cerca de 24 dias de gestação. Os alevinos têm 7 mm de comprimento ao nascer. Os pais bem nutridos não perseguem sua prole. Os machos são menores, mais coloridos e possuem um gonopódio (nadadeira anal adaptada). Em seu ambiente natural se alimenta basicamente de larvas de insetos e pequenos crustáceos. Em aquário aceitará prontamente alimentos secos e vivos.

* Fonte e foto: Aquarismopaulista.com.

Compartilhe