MODESTO DE MELLO RIBEIRO – ANIVERSÁRIO/1926

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Passa-se hoje o natal do venerando professor cujo nome illustre epigrapha estas linhas.  E apesar de não ser prache neste jornal, publicarem anniversarios, obtive do director, este pedacinho de pagina de onde pudessemos prestar uma homenagensinha ao acatado director do Grupo Escolar, ao venerado e querido Mestre que nos ensinou a ler.

Vindo para Patos em 1891, com 20 annos apenas, o prof. Modesto que completa hoje 55, ensinou o A.B.C. à maior parte da nossa população; sacrificou toda a sua preciosa mocidade pela instrucção de nosso povo, exercendo aqui durante 33 annos quasi, a mais ingrata talvez das profissões.

Toda essa mocidade de trinta e poucos annos para cá, que compôe hoje a nossa mais elegante e culta sociedade, medicos, bachareis, engenheiros, pharmaceuticos, politicos, negociantes, etc., etc., todos assentaram nos bancos de sua escola.

Chamado em 1913 a dirigir o Grupo Escolar de Patrocinio, ficou nossa instrucção publica por assim dizer acephala e como que um vacuo em nossa sociedade que depois de dois longos annos, conseguiu o seu retorno.

Modelo do homem honesto, cumpridor de seus deveres, quantas vezes o vimos mesmo doente, sempre firme em seu posto, a hora certa a frente de sua escola de mais de 100 alumnos. E como sentimos saudades ao contemplarmos lhe os cabellos brancos, dos tempos de outhrora, d’aquella antiga e ingenua escola onde escutavamos attenciosos a sua voz paternal, reprehendendo  ou castigando, prohibindo ou aconselhando, ou nas lições de Historia do Brasil, narrando as aventuras de Caramurú ou as proezas de Antonio Conselheiro.

Possuidor d’aquella encantadora virtude que o seu nome exprime, o professor Modesto que é um dos maiores senão o maior bemfeitor desta terra, fica sempre esquecido nas occasiões de festas, nas horas solemnes, nos momentos de louvores aos propulsores do progresso, aos patriotas, aos bemeritos de Patos.

Destituido de vaedade, não espera de seu trabalho outra recompensa que a paz de consciencia, a satisfação de ter cumprido o seu dever e ainda ás mais das vezes, a ingratidão dos que foram seus discipulos.

Apreciado cultor da divina Euterpe procura na musica uma distracção, um consolo, um descanso nas poucas horas que lhe sobram do arduo serviço; e em cada nota, em cada acorde que se desprende de sua flauta maviosa, sente-se a sua alma de artista, o seu talento de escol, o seu magnanimo coração e sobre tudo a sua admiravel paciencia de homem honrado que sempre trabalhou e trabalha ainda com a mesma coragem e com a mesma resignação, sem nada esperar dos homens.

Desejosos de que o professor Modesto repita muitas vezes ao lado de sua numerosa familia, este precioso anniversario, fazemos votos a Deus pela sua completa felicidade e beijamos agradecidos as abençoadas mãos que collocaram nas nossas a cartilha do ABC.

Ex-discipulos

NOTA: Professor Modesto nasceu em 08 de agosto de 1871. Três anos após esta homenagem de seus ex-discípulos, faleceu em 21 de setembro de 1929, aos 58 anos de idade.

* Fonte: Texto publicado com o título “Professor Modesto Ribeiro” na edição de 08 de agosto de 1926 do Jornal de Patos, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Do livro Domínio de Pecuários e Enxadachins, de Geraldo Fonseca.

Compartilhe