BOMBAIM

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

A americana Nikki Horner sempre foi apaixonada por gatos. Um belo dia, na década de 1950, decidiu desenvolver uma raça que fosse bastante semelhante com uma pantera negra, mas com tamanho normal dos felinos domésticos. Inicialmente usou o Burmês em cruzamentos com gatos pretos de rua de Louisville, no Kentucky, Estados Unidos. Nas primeiras ninhadas surgiram alguns exemplares pretos, mas ainda com fortes características dos gatos de rua. Foram vários cruzamentos, sem que o resultado desejado fosse alcançado. Frustrada, momentaneamente desistiu de seu projeto.

Alguns anos depois, Nikki resolveu tentar novamente. Desta vez, ao invés dos gatos pretos de rua, ela cruzou uma fêmea preta de pêlo curto da raça American Shorthair com um Burmês de nome Cassius Clay. Isso se deu em janeiro de 1966. Nos quatro anos seguintes ela continuou com os cruzamentos entre as duas raças, até que finalmente se deu por satisfeita. Em 14 de junho de 1970 ela registrou a sua raça, denominada Bombaim (nome escolhido para homenagear a Índia, origem da pantera negra), no Cat Fanciers Association (CFA). Em 1974 ele já tinha seu clube e em 1976 já podia concorrer na classe campeão.

A característica fundamental do Bombaim é a sua pelagem curta e inteiramente preta, semelhante a veludo. É de porte médio (o macho é um pouco maior que a fêmea) e aparenta ter uma musculatura bem desenvolvida. Geralmente os filhotes nascem com olhos azuis, depois ficam cinzentos e na fase adulta pode ir do ouro ao cobre. São olhos grandes, redondos, expressivos, de cor intensa e luminosa. Cabeça arredondada e orelhas largas na base, com pontas ligeiramente arredondadas e inclinadas para a frente. Focinho largo e curto. Os pés são relativamente curtos com garras pequenas e redondas.

O miar é uma característica dos felinos. Neste quesito, o Bambaim é deficiente, pois mia pouco. Alguns donos gostam, outros não. Em compensação, adoram ronronar. São afetuosos e apesar de descartarem excesso de atividades não rejeitam brincadeiras. Costumam ter relacionamento cordial com espécimes de outras raças. O desgostar de atividades em excesso não significa que ele fuja de contato. Ao contrário, adora companhia e sente quando está só. Por isso é um ótimo animal para ambientes apertados, como pequenos apartamentos.

Não é difícil manter a sua pelagem negra e aveludada sempre brilhante. Uma escovada diária elimina os pêlos mortos e ativa a circulação da pele, proporcionando uma aparência limpa e saudável.

Cruzamentos genéticos induzidos na tentativa de “criar” uma raça nova invariavelmente trazem como consequências algumas características indesejáveis. No caso do Bombaim, muitos filhotes nascem com uma deformação crânio-facial. Estes filhotes vivem poucos dias e sofrem muito. Costuma-se, nestes casos, sacrificar o filhote para evitar o sofrimento, pois não viverão muito tempo. Ainda, são muito vorazes quanto à alimentação. É necessário um cuidado especial para que não se tornem obesos.

* Fontes: Gatto, de Bruno Varesi; Wikipédia.

* Foto: Publipet.cl.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in