LUZES DA POLÍTICA NA ILUMINAÇÃO DO ESTÁDIO ZAMA MACIEL

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

A URT ganhou finalmente a sua tão sonhada iluminação para o Estádio “Zama Maciel”. A boa notícia foi dada pelo Prefeito Arlindo Porto, em seu gabinete, por volta das 11 horas e 20 minutos do dia 6 deste mês [setembro/1988]. Diante do candidato a prefeito pelo PMDB Antônio do Valle Ramos, vereadores, diretores da Veterana, secretários municipais e imprensa escrita e falada, o Chefe do Executivo comunicou o envio de um Projeto de Lei à Câmara Municipal, solicitando abertura de crédito especial para implantar a iluminação no “Mangueirão da Avenida Brasil”.

Arlindo Porto estivera reunido, minutos antes, com os vereadores, que acataram a proposta do Executivo Municipal em destinar a verba para a iluminação. Na noite daquele mesmo dia a Câmara, reunida em sua Sessão Ordinária do mês de setembro, aprovaria o Projeto de Lei. O Prefeito comunicou também a existência de uma previsão de ajuda aos demais clubes patenses que estão em atividade no orçamento para 1989. “Cada clube receberá recursos de acordo com suas prioridades”, explicou. Segundo Arlindo Porto, igualmente constará no orçamento uma ajuda financeira ao futebol profissional em 89.

Depois que o PMDB perdeu inúmeros votos, nas eleições de 86, por não doar o terreno onde a URT construiria sua Vila Olímpica, Arlindo Porto, num lance de sapiência política, vislumbrou o momento de mudar de tática. E, diante de adversários políticos como o próprio Presidente da Veterana, Alonso Porto Santos, candidato a vereador pelo PL, o prefeito fez um gol de placa. Com a destinação da verba para a iluminação, ele (e o PMDB) conquistou grande parte da torcida e isso significa mais votos para Antônio do Valle, seu pupilo, nas eleições de novembro próximo.

E tem mais. Com a URT praticamente fora da próxima fase da 2.ª Divisão, o anúncio da conquista da iluminação serviu de estímulo para o já descrente torcedor celeste. É absolutamente lógico que muitos uerretenses compareceram ao jogo contra o Atlético de Três Corações, realizado no domingo passado no Mangueirão, estimulados pela boa notícia. No dia 6 em seu gabinete, Arlindo Porto citou o nome do diretor Oswaldo Queiroz como um dos que mais lutaram pelo benefício. O diretor da URT, por sua vez, ressaltou, entre outros, o empenho do ex-Secretário da Fazenda, Antônio do Valle. Mais um gol político.

* Fonte: Texto publicado com o título “As Luzes da Política” e subtítulo “URT ganha iluminação do Estádio ‘Zama Maciel’, num gol de placa do Prefeito Arlindo Porto” na edição n.º 193 de 15 de setembro de 1988 da revista A Debulha, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Globoesporte.globo.com.

Compartilhe