GUAXINIM

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, OUTROS.

O Guaxinim é um animal selvagem que pertence à família Procyonidae, um mamífero onívoro¹. Trata-se de um animal pequeno, um pouco maior que um gato, com garras afiadas e uma cauda grossa com anéis. Antes de pensar em ter um Guaxinim como animal de companhia é bom saber que é muito diferente do que as pessoas costumam ter em suas casas e apartamentos. O seu comportamento não será como o de um gato, um cachorro ou um coelho. Em diferentes páginas de compra e venda online encontra-se uma infinidade de anúncios de criadores, mas não são encontrados em lojas do ramo. Isto acontece porque o Guaxinim não é um animal de companhia e nem manifesta os mesmos comportamentos dóceis que mostram os gatos ou cachorros. O lugar natural onde deveria estar é na floresta, no seu habitat natural.

Trata-se de um mamífero brincalhão e dócil na juventude, mas na fase adulta pode se tornar agressivo com o ser humano se não for tratado adequadamente. Longe da aparência simpática e olhar dócil que possui, o Guaxinim também tem dentes, assim como garras, e não hesitará em usá-las se sentir ameaçado. Muitas pessoas que adotaram um Guaxinim ficaram assustadas com o seu comportamento. Todos os anos são abandonados animais em todo o mundo. Se ainda assim for adquirir um Guaxinim como animal de estimação deve sempre adquiri-lo ainda filhote de criadores especializados e, fundamentalmente, credenciados para tal, ou ainda de refúgios oficiais, para evitar aborrecimentos com o IBAMA. Todas aquelas pessoas que querem ter um Guaxinim como animal de estimação devem procurar um profissional entendido no assunto para que os aconselhe sobre a sua educação, porque com certeza vai precisar para moldar o seu mau comportamento.

O Guaxinim não pode viver dentro de um apartamento. Ele precisa de muito espaço, uma grande gaiola ou inclusive um cômodo exclusivo. O ideal é que disponha de árvores para trepar e um tanque ou fonte onde possa lavar a sua comida. Eles gostam da água, quando vivem na natureza costumam lavar frutas e caranguejos nos rios antes de os comerem. Como onívoro, come fruta, verdura, frango, peru, peixe limpo e até comida para gatos. Nunca ofereça carne vermelha. O seu metabolismo permite que comam alimentos muito diferentes, mas isso não significa que deve oferecer qualquer tipo de produto. Quanto à higiene, nada mais que dois longos banhos ao ano com xampu neutro, suficientes para não interferir nas propriedades da gordura que cobre a sua pele. Ele muda de pelo uma vez por ano. Nesta época é aconselhável uma boa escovação. É bom saber que, mesmo com os banhos, de vez em quando ele emite um odor forte.

O Guaxinim deve ser treinado desde filhote para adquirir bons hábitos, tanto de comida como de comportamento. Nunca o reprima com agressividade. Se quer mostrar que ele fez algo de errado, deve fazê-lo usando sempre a mesma palavra: por exemplo “NÃO”, para perceber que não é correto. Trata-se de um animal inteligente e curioso que, com certeza, vai tentar morder, arranhar e trepar qualquer móvel, superfície e objeto. Lembre-se que se não o tiver adquirido sendo filhote, pode mostrar sinais de agressividade com quem os tentar reprimir, pois para ele é um completo desconhecido.

Tendo um Guaxinim em casa deve ter especial cuidado com um parasita chamado de Baylisascaris procyonis, próprio da espécie. Deverá estar vacinado contra a raiva. Ele tem tendência à obesidade, portanto tenha cuidado especial cuidado com a alimentação e incentivando-o a exercitar-se por toda a casa, sempre sob controle. Pode também sofrer de displasia de quadril. Para conservá-lo em bom estado de saúde, sobretudo livre de doenças, o melhor é consultar um Médico Veterinário regularmente.

* 1: São os animais com capacidade para metabolização de diferentes classes alimentícias, tendo assim uma dieta alimentar menos restrita que a dos carnívoros ou herbívoros. Normalmente são predadores, mas têm o aparelho digestivo adaptado a metabolizar diferentes tipos de alimentos.

* 2: Nematoide da espinha lombar, encontrado em Guaxinins, os hospedeiros definitivos . As larvas em hospedeiros intermediários podem migrar, causando larva migrans visceral (VLM). A infecção dos seres humanos é rara, embora extremamente perigosa devido à habilidade das larvas do parasita migrar para o tecido cerebral e causar danos. A preocupação com a infecção humana tem aumentado ao longo dos anos devido à urbanização de áreas rurais, resultando no aumento da proximidade e na potencial interação humana com Guaxinins.

* Fonte e foto: Peritoanimal.com.br.

Compartilhe