FESTIVAL NA PRAÇA

Postado por e arquivado em ARTES, DIVERSOS.

Poucas vezes a expressão “encher os olhos” serviu tão bem como retrato de um espetáculo. E foi algo incomum realmente, hoje em dia, numa Festa Nacional do Milho, o acontecimento que marcou a noite de sexta-feira, 22 [maio/1987], na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Forum. Realizado pelo Centro de Artes da FUCAP (Fundação Cultural do Alto Paranaíba), Academia “Lúcia Queiroz” e Academia “Adriane Gonçalves”, o Festival na Praça, além de ter enchido os olhos de quem o assistiu, mostrou que a Fenamilho também pode ser feita para o povo se deliciar no centro de Patos de Minas.

A praça esteve lotada do início ao fim do espetáculo, revelando a ansiedade dos patenses por atrações deste gênero. A música e a dança atraíram não só as pessoas que comumente estão identificadas com a arte, mas também a gente simples (do centro e dos bairros periféricos) que poucas vezes (ou nunca antes) havia tido a oportunidade de tomar conhecimento do que Patos de minas possui, especialmente em se tratando de escolas de jazz e ballet. O resultado foi simplesmente gratificante para os realizadores do evento, o que pôde ser comprovado pelos comentários feitos por populares após o encerramento do show.

Não resta dúvida de que o Festival na Praça merecerá sempre um espaço no “Programa Oficial” da comercial Festa do Milho, ainda que contrarie o caráter de exploração econômica da Fenamilho realizada no Parque de Exposições. Aliás, afora a indiscutível qualidade do espetáculo, o Festival na Praça contribuiu em muito para mostrar a todos (organizadores, autoridades municipais e o povo em geral) que é possível fazer um pouco da festa no centro da cidade, para o povo ver e gostar, sem se sentir pressionado financeiramente.

Aplausos, muitas vezes em momentos inoportunos, como os que ocorreram durante o Festival, deveriam ser reunidos agora para premiar com o reconhecimento a todos quantos contribuíram para a realização do evento. E não se pode deixar de aplaudir também os expositores e organizadores de mostra de artes plásticas que ocupou o saguão da Prefeitura a partir daquela mesma noite de sexta-feira. Ali, como no Festival, a valorização do artista e da gente de Patos de Minas foi o ponto mais importante.

* Fonte: Texto publicado com o título “Festa Para o Povo” e subtítulo “A arte e a cultura deram o exemplo de uma Fenamilho na cidade, para o povo ver e gostar” na edição n.º 163 de 31 de maio de 1987 da revista A Debulha, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Vilaarcoiris.blogspot.com.br, meramente ilustrativa.

Compartilhe