RESIDÊNCIA DA FAMÍLIA DE JOSÉ JORGE GOMES DE ALMEIDA

Postado por e arquivado em INVENTÁRIOS DIMEP.

ANÁLISE DE ENTORNO

O imóvel está implantado na esquina da Avenida Getúlio Vargas com Rua Marechal Floriano, quadra de pequena escala horizontal. A concepção do imóvel permite uma permeabilidade visual da Rua Marechal Floriano, dando continuidade ao caráter espacial da praça que compõe a Avenida Getúlio Vargas. Das quadras IV e V da Avenida podem se estabelecer múltiplas visadas do imóvel, valorizando sua composição.

DOCUMENTAÇÃO FOTOGRÁFICA

HISTÓRICO

Edificação típica da década de 1940, tendo como primeiro proprietário, Doutor Geraldo Thomaz de Magalhães, Primeiro Presidente e Fundador da 45º subseção da OAB/MG – Patos de Minas. Atualmente, a casa pertence ao senhor José Jorge Gomes de Almeida, titular do cartório de Registro de Imóveis de Patos de Minas. A antiga casa foi um marco de modernidade implantado em espaço de melhor importância dentro da região da Chapada. A casa traz o repertório moderno mesclado com elementos herdados do Art Déco, o que a composição singular com marcante presença urbana. As curvas da fachada ensaiam uma configuração diferente de partido, sem de fato alterar a disposição que era comum nas construções ecléticas, qual seja, construção sobrelevada com jardins. A mesclagem de elementos é percebida também pela edícula voltada para rua secundária que tem nítido tratamento eclético.

DESCRIÇÃO

A casa marca transição de estilos, guardando elementos do Art Déco, mas com desenvolvimento de linguagem moderna, solução que denominamos proto-moderna. A edificação apresenta afastamentos, com implantação sobrelevada, sem porões. Sua composição totalmente assimétrica alia-se diversos elementos, tais como: laje plana, frontões limpos e platibandas com poucos elementos decorativos. Uma escadaria desde a entrada principal dá acesso ao alpendre que contém arremate curvo e sustentada por colunata moderna. A planta totalmente irregular distribui as compartimentações de forma mais orgânica contornando jardins amplos com avanços e recuos. O volume curvo com esquadrias metálicas em báscula representa uma inovação neste tipo de imóvel. As platibandas frontais são arrematadas por tubos metálicos, bem como o guarda-corpo da varanda e parte de gradil da mureta da divisa. Estrutura mista, possuindo elementos portantes em concreto e alvenaria de tijolos, que são de argamassa de cimento. A fundação em pedra com embasamento de tijolos cozidos. As esquadrias de madeira da varanda, bem como da fachada lateral, são de madeira de abrir para dentro e mista com quadros de vidro enquadramento em massa. A porta é ladeada por duas pequenas janelas, enfatizando o acesso principal frente à escadaria. A cobertura é predominantemente conformada por 4 (quatro) águas iguais com épura quadrada, em que as saliências constituem águas complementares a estas. Esta solução é o resquício da técnica local de construir. Não contém beiral em nenhuma das faces, sendo parcialmente ocultada pelas platibandas.

Análise do Estado de Conservação: O estado de conservação é excelente devido a manutenções regulares.
Fatores de Degradação: não foram identificados fatores de degradação.
Medidas de Conservação: a julgar as medidas conservativas preventivas regulares, a melhor forma de conservação é a manutenção da forma como hoje ocorre.
Intervenções: As intervenções modernizadoras para adaptar ao uso residencial atual, pois o imóvel serviu por muitos anos de repartição pública municipal.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES: Imagens de 1999 (esquerda) e 2004 (direita).

FILHA TÉCNICA

Levantamento: Myrian Xavier Furtado – fevereiro de 1999.
Elaboração: Alex de Castro Borges/CAU A 25375-8 – abril de 1999.
Revisão: Regina de Fátima Pacheco/Alex de Castro Borges – 29/11/2004.
Revisão: Alex de Castro Borges/Jorge de Castro Borges – 25/11/2016.

Compartilhe