JOÃO PESSOA DE LIMA É CAMPEÃO MINEIRO DE XADREZ EPISTOLAR EM 1988

Postado por e arquivado em ESPORTES, XADREZ.

Mesmo antes do término do II CEI-MG (Campeonato Estadual Individual) um dos nomes mais conceituados do nosso xadrez, Dr. João Pessoa de Lima, sagrou-se campeão mineiro deste certame. O campeonato que começou com 150 participantes tem como característica principal o embate das partidas por correspondência, lance a lance, aumentando ainda mais o grau de dificuldade já que os enxadristas podem realizar consultas bibliográficas.

Nesta fase final, o Dr. João teve apenas um único empate e mesmo faltando a realização de uma partida já é o novo campeão mineiro. Grande incentivador deste esporte em nossa cidade, hoje ele alcança um patamar nacional, estando já classificado para o CBI (Campeonato Brasileiro Individual) em sua fase final. Também como diretor do Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro¹, coordena torneios por todo o País através do processo acima, destacando-se como um dos grandes estudiosos nesta difícil arte. O lema do clube, conforme nos disse o Dr. João Pessoa, “Leve o xadrez e traga um amigo”, faz com que este Clube (mais ou menos 2500 integrantes) seja hoje um dos mais respeitados do País.

Aqui em Patos, através da SEMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura) e da Administração Municipal, o Clube Patense de Xadrez e Damas conseguiu sua sede no prédio daquela Secretaria e está normalmente em funcionamento às terças e sextas-feiras a partir de 19:30 horas e aos domingos às 13:30 horas.

Partilhamos da vitória do Dr. João Pessoa e temos a certeza de que através da mesma muitos enxadristas se sentiram motivados a estudar e crescer cada vez mais dentro do esporte.

Procurem o Clube e, para maiores contatos com o Xadrez Epistolar, consultem o Dr. João Pessoa de Lima. O Xadrez engrandece intelectualmente.

* 1: Xadrez Epistolar (ou Postal) é uma modalidade de enxadrismo que é praticada por meio de correspondência, entre enxadristas localizados em pontos distantes do globo, originalmente por meio de cartas e cartões-postais, nos quais era utilizada um tipo especial de notação de partidas denominado Notação Epistolar. Atualmente, o xadrez epistolar também é praticado por e-mail e servidores de internet. A principal entidade em nível mundial dedicada a esta modalidade de enxadrismo é a Federação Internacional de Xadrez por Correspondência (ICCF). No Brasil, a principal organização é o Clube de Xadrez Epistolar Brasileiro (CXEB), fundado 1964, na cidade do Rio de Janeiro. O Clube Epistolar é reconhecido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e filiado à ICCF.

* Fontes: Texto publicado com o título “Patos Vence Mineiro de Xadrez” e subtítulo “O patense João Pessoa de Lima conquistou o título por antecipação. O campeonato foi disputado por correspondência” na edição n.º 196 de 31 de outubro de 1988 da revista A Debulha, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam; Wikipédia.

* Foto: Institucional.

Compartilhe