GENÉSIO GARCIA ROZA REBATE DIFAMADORES

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Genésio Garcia Roza¹ foi eleito prefeito de Patos de Minas em 03 de outubro de 1954 e empossado em 31 de janeiro de 1955 juntamente com seu vice Antônio da Silva Caixeta. Administrou o Município até 31 de janeiro de 1959, quando ocupou o seu lugar Sebastião Alves do Nascimento (Vicente Pereira Guimarães como vice). A História conta que os bastidores pré e pós eleições de 03 de outubro de 1958 foram de muita baixaria. Um pequeno exemplo do clima político pesado que reinava na época é esta carta de Genésio publicada com o título Agradecimento na edição de 05 de fevereiro de 1959 do Jornal dos Municípios:

Aos nossos amigos e correligionários que compartilharam conosco nos acontecimentos tão tristes, das festividades de posse do novo Prefeito e demais autoridades eleitas de nossa terra, onde fomos colocados no pelourinho da injúria e da calúnia, vimos nesta oportunidade apresentar os mais sinceros agradecimentos. Sentimo-nos tranquilos e confortados, pois possuimos o orgulho do dever cumprido, e muito principalmente a satisfação cristã de tudo havermos feito em pról da paz de nossa Cidade e de todo o Município. Por diversos amigos fomos procurados, para que a resposta a estes difamadores e caluniadores baratos, fôsse a violência. Mas, graças a deus, as suas bençãos sempre continuaram nos iluminando, e, fortalecidos, vencemos a árdua luta destes dias presentes. Muito sofremos juntamente com nossos amigos, mas a PAZ continuou a reinar em nossa terra.

Depois de 4 anos de lutas em pról de melhores dias para o povo de nossa Patos de Minas realisando dentro da mais difícil economia, da parcimônia nos gastos públicos e da honestidade, pensamos muito havermos realisado, e, no entanto ainda nos foi lançado no rosto e infâmia e a calúnia de ladrões e dilapidadores do Patrimônio Municipal.

Tudo isto entregamos às mãos de Deus para o julgamento final, e bem o sabemos que trabalha em vão aquele que procura as glórias dêste mundo.

A todos os amigos e correligionários os nossos cumprimentos e o nosso mais cordial agradecimento.

Patos de Minas,  de fevereiro de 1959.

Ass.) Genésio Garcia Roza – Ex-Prefeito Municipal de Patos de Minas.

Ass.) Mario Garcia Roza – Ex-Chefe do Gabinete do Sr. Prefeito Municipal.

* 1: Leia sobre a sua administração em “Genésio Garcia Roza”.

* Fonte: Arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Do livro Patos de Minas Centenária, de Oliveira Mello.

Compartilhe