FOLHA PATENSE

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

REGISTRANDO A HISTÓRIA DE PATOS DE MINAS E REGIÃO

O jornal Folha Patense é de propriedade da empresa A Folha Ltda., cujos sócios são Esio Nogueira de Menezes e Mário da Silva Teles. A origem desse órgão de imprensa veio da nossa querida Folha Diocesana, jornal editado pela Diocese de Patos de Minas, extinto em 1992.

Na Folha Diocesana o sócio e editor da Folha Patense, Esio Nogueira de Menezes, começou a trilhar os caminhos do jornalismo. Em 1986, Mário da Silva Teles se tornou sócio de Esio Nogueira, ainda na Folha Diocesana. Com o encerramento daquele tradicional jornal, eles decidiram dar continuidade ao trabalho, criando o jornal Folha Patense, cuja primeira edição circulou em 2 de janeiro de 1993. Começou tímido, enfrentando as dificuldades naturais que afetam os pequenos jornais interioranos, mas aos poucos, graças ao trabalho sério, isento e competente de seus diretores, Esio e Mário e de toda sua dedicada equipe de funcionários e colaboradores, foi se firmando e hoje é um órgão de imprensa reconhecido em Patos de Minas e toda região.

Hoje o jornal conta com Esio Nogueira de Menezes (sócio, editor e diretor responsável) e Mário da Silva Teles (sócio e diretor administrativo). A equipe é integrada pelos redatores Antônio Laércio da Rocha e Dércio Moreira Rodrigues; a repórter Rejane Gomes; o diagramador Sérgio Araújo; assinaturas e publicidade sob a responsabilidade de Adriane Canedo e colaboradores ativos, como a colunista social Sandra Castro e os articulistas Civuca Costa, Júlio César Resende, José Afonso da Silva e o colunista ecológico Tião Abatiá.

Além dessa equipe, a Folha Patense publica artigos e matérias de colaboradores eventuais de Patos de Minas e várias outras localidades do país. O jornal já contou com o trabalho de outros colegas jornalistas em sua equipe, como: Geraldo Augusto Borges (Gaborges), Bonna Morais, José Ribamar Araújo (Riba Araújo), Ernesto Ferreira e Raynes Furtado.

A Folha Patense hoje está consolidada no cenário da imprensa patense e regional, sempre pautando suas edições pela seriedade, compromisso com a verdade, profissionalismo, isenção e dedicação aos fatos relevantes ocorridos em Patos e toda uma vasta e rica região. Suas edições são inclusive utilizadas como fonte de pesquisa para estudantes e pessoas interessadas na história patense e regional.

Hoje a Folha faz circular semanalmente, aos sábados, 4.500 exemplares, sendo que 80% dessa tiragem é distribuída em Patos de Minas. Há ainda assinantes em toda a região, bem como nas principais cidades do País e até no exterior, onde patenses e cidadãos das cidades vizinhas residem e recebem o nosso semanário.

Esse é um breve histórico da Folha Patense até o ano de 2013, que vem, ao longo de mais de vinte anos, registrando os principais fatos da história de Patos de Minas e de toda a região.

* Fonte e foto: Folha Patense.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in