EVOLUÇÃO HISTÓRICA

Postado por e arquivado em BOM SUCESSO DE PATOS, DISTRITOS.

O distrito de Bom Sucesso de Patos ocupa uma área de 125 km² no município e sua história é relativamente recente. Sabe-se que foi uma região ocupada por garimpeiros que viviam à cata de diamantes nas margens do Rio Abaeté.

Dona Maria Francisca e Cirilo Pereira doaram ao Senhor Bom Jesus um alqueire de terra. Registram-se os nomes de Maria Gomes de Jesus, João Rodrigues Lázaro, Frederico Lima, José Brum da Silveira e Ivo Pereira como primeiros moradores do território.

No terreno doado, José Brum da Silveira e Ivo Pereira, em 1924, construíram uma tosca capela, onde se entronizou a imagem do Senhor Bom Jesus, tornando-se, portanto, o padroeiro do local nascente. Em 1945, a primitiva capela foi demolida e, em seu lugar, construída a atual, sob a liderança de João Porto Filho.

Nessa época chega o grande benfeitor, João Porto Filho, fazendeiro em Santa Maria que, em 1943, fez parte dos “Casca Grossa¹”. Foi com uma comitiva, saindo de Patos de Minas e se dirigiu a Belo Horizonte, onde foi recebido pelo Governador Benedito Valadares. Chegou até ao Rio de Janeiro onde, no Palácio do Catete, teve um encontro com o Presidente Getúlio Vargas. Essa comitiva levava uma série de reivindicações a ambos os governos e despertava-lhes a importância deste quinhão de Minas Gerais.

Não foi só o Bom Sucesso que recebeu a sua assistência. Também Santa Maria, com abertura de estrada para veículos automotores até Capelinha do Chumbo, instalação de luz elétrica, introdução do rádio e também do gado zebu.

Grande progresso mesmo sofreu Bom Sucesso a partir de 1947, quando João Porto Filho aumentou a área do povoado, construiu casas e campo de aviação. Conseguiu também a primeira escola pública, denominada “Monte Castelo”, em 14 de maio, e ainda pôs farmácia e água canalizada. Assim atraiu novos moradores para o povoado.

Em face do desenvolvimento foi elevado à categoria de distrito pela lei estadual 2.764, de 30 de dezembro de 1962. A instalação solene se efetuou no dia 31 de março de 1964.

* 1: Leia “Movimento dos Casca Grossa”.

* Fonte e foto (João Porto Filho): Patos de Minas, Meu Bem Querer, de Oliveira Mello.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in