1.º FESTIVAL DE MÚSICA

Postado por e arquivado em ARTES, EVENTOS, MÚSICA.

Em 1968 a cena musical em Patos de Minas já era bastante ativa, havia uns 3 ou 4 conjuntos de baile e a Rádio Clube de Patos sempre promovia shows aos domingos de manhã com artistas locais. Foi idealizado então, o I Festival Intermunicipal da Canção, com compositores patenses e das cidades vizinhas, principalmente Carmo do Paranaíba. (Não me lembro quem promoveu o festival, talvez a Rádio Clube ou o Centro Cultural Rui Barbosa, ou ambos, mas aconteceu no Cine Riviera no dia 15 de maio de 1968).

Dalla e eu éramos colegas de sala no Colégio Estadual Professor Zama Maciel e, graças às apresentações do grêmio nas aulas de português do saudoso professor e poeta Ricardo Rodrigues Marques, fizemos nossas primeiras canções em parceria. A gente tinha que apresentar um número artístico no grêmio como trabalho. Foi ai que fizemos nossa primeira canção que se chama Procurando, letra minha e música do Dalla (que na época já estava aprendendo a tocar violão). O que foi estranho é que o Dalla havia feito a melodia e eu a letra, sem nem nos conhecermos direito e tudo se encaixou como uma luva, sem pôr nem tirar nada. Resolvemos então colocar a música no I FICPM. Cantei a música em dupla com o Tibó (Sebastião Borges de Andrade, irmão do Paschoal), meu amigo e que gostava de cantar também. Não ganhamos nada.  O grande vencedor da noite foi o saudoso cantor Generino. Na foto (crédito: Foto Arte) estão algumas pessoas que consigo lembrar:

Dalla, Ségio Corrêa, Walter Borges, Maestro Cícero (ao meu lado, estou de olhos fechados), Geraldo “Balá”, Geraldinho Siqueira (irmão do Zezinho), Paschoal Borges, o saudoso Edson Geraldo e o vencedor Generino, com os troféus.

Em 13 de agosto do mesmo ano, O Centro Cultural Rui Barbosa promoveu o segundo festival de música em Patos de Minas, que se chamou I Festival Estudantil da Música Popular.

* Texto e foto: Luiz Carlos Esteves

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in