DEZ BANCOS DE ANTIGAMENTE

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

No momento em que nossa cidade prepara-se para receber mais uma agência bancária [1995], a do Banco Bandeirantes S/A, que juntamente com as demais hoje existentes completará o número de doze estabelecimentos bancários, não contando os dois direcionados a classes distintas (Credicopa e Credipatos), volto o pensamento para o passado e verifico que do final da década de 50 até o início dos anos 60, Patos de Minas contava com dez agências bancárias, a saber:

BANCO DO BRASIL S/A – Funcionava na Rua General Osório, onde hoje funciona a Eletrolar, sob a gerência do Sr. Olavo Silva.

BANCO DA LAVOURA DE MINAS GERAIS S/A – Funcionava na Rua Major Gote, onde hoje funciona a loja Amarelinho Calçados, tendo como um de seus gerentes o Sr. Vicente Mendonça, que quando procurado por um cliente para um empréstimo dizia: A carteira está hermeticamente fechada.

BANCO COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE MINAS GERAIS S/A – Funcionava na Rua Major Gote, esquina com General Osório, onde está a Drogaria Central, e tinha como alguns de seus funcionários Ernani dos Santos, José Maria “Broa” e Jaci Vasconcelos, entre outros.

BANCO HIPOTECÁRIO E AGRÍCOLA DE MINAS GERAIS S/A – Funcionava na Avenida Getúlio Vargas esquina com General Osório, onde hoje existe o Solar Shopping, e tinha como funcionários o Benedito Alves (Bené) e China, entre outros.

BANCO MERCANTIL DE MINAS GERAIS S/A – Funcionava no Edifício Paranaíba, na Rua Major Gote, ao lado do Bar Saci, tendo como gerente o Sr. Maurício Fiúza, e como seu imediato o Quiabo do Caiçaras.

BANCO MINEIRO DE PRODUÇÃO S/A – Funcionava na Rua Major Gote, onde hoje funciona a Drogaria Romana, tendo como gerente, por longos anos, o Sr. Moura, pai do atual presidente do Esporte Clube Mamoré, Mauro Moura.

BANCO DE MINAS GERAIS S/A – Funcionava no prédio do Sr. Ilídio Pereira, na Rua Major Gote esquina com Olegário Maciel, onde hoje funciona uma Casa Lotérica, e tinha como um de seus caixas o conhecido Zelão.

BANCO DO TRIÂNGULO DE MINAS GERAIS S/A – Precursor do Banco Nacional, funcionava na Rua Major Gote esquina com Juca Mandú, onde hoje funciona a Waber Som.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – Funcionava na Rua Major Gote esquina com José de Santana, onde hoje funciona o foto New Color, sob a batuta do Sr. Arlindo Porto, avô do senador Arlindo Porto Neto¹.

CAIXA ECONÔMICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS – Funcionava, sob a direção do conhecido Nonó, à Avenida Getúlio Vargas, onde hoje funciona o gabinete do Dr. Augusto Alves, entre as residências dos Srs. Gil Satiro e Romeu Rodrigues.

Posteriormente, alguns bancos foram agrupados, uns mudaram de nome, outros encerraram suas atividades e até os dias atuais ainda tivemos o Banco Comércio e Indústria de São Paulo e a Economisa. Desta forma fica contada aqui um pouco da história dos bancos do passado de Patos de Minas, provando que a cidade sempre teve muitas agências bancárias.

* 1: Leia “Inaugurada a 1.ª Agência da Caixa – 01/10/1950”.

* Fonte: Texto de José Eustáquio Rodrigues Alves (na época Economista, Secretário Municipal de Administração e Diretor Executivo da Fundação Educacional de Patos de Minas – FEPAM; atualmente é o Prefeito de Patos de Minas) publicado com o título “Bancos do Passado” e subtítulo “Patos sempre teve muitas agências bancárias” na edição n.º 9 de maio/1995 da revista Diga, do arquivo de Luis Carlos Cardoso.

* Foto: Do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam, prédio onde funcionou a 1.ª agência da Caixa Econômica Federal, publicada em 29/01/2014 com o título “Prédio da Década de 1930”.

Compartilhe