TRAGÉDIA ANUNCIADA QUASE SE TRANSFORMA EM REALIDADE

Postado por e arquivado em ARTIGOS.

TEXTO: EITEL TEIXEIRA DANNEMANN (2017)

O EFECADEPATOS já publicou uma série de artigos sobre o inconsequente trânsito de caminhões e carretas bi-trem de 50 toneladas na Rua Major Gote. Além de perigoso, danifica o asfalto. O Artigo 91 do nosso Código de Posturas assim determina: O Poder Público poderá impedir, independentemente de notificação ou de autuação anterior, o trânsito de qualquer veículo ou meio de transporte que possa ocasionar danos à via pública e/ou à segurança dos munícipes. Todo cidadão em conjunto com o poder público reconhece peremptoriamente que o trânsito de veículos pesados danifica o logradouro e pode ocasionar danos físicos aos transeuntes. Se o poder público tem a exata noção do perigo, porque não toma providência e cumpre o que determina o Artigo 91?

Em 29 de abril de 2016 o EFECADEPATOS publicou o artigo Tragédia Anunciada – 2: Trânsito de Alta Tonelagem no Centro. No último parágrafo está escrito:

Apesar dos transtornos materiais à via pública que causa prejuízos ao nosso erário; apesar dos transtornos de trânsito com invariáveis engarrafamentos; apesar dos constantes desrespeitos às leis pelos usuários da rua, nada, absolutamente nada é feito para a solução do problema. Então, surge no horizonte uma “tragédia anunciada”. Já faz parte dos arquivos dos noticiários uma considerável quantidade de informes sobre carretas pesadíssimas que não conseguiram subir até a Praça Champagnat e ficaram lá “estendidas no asfalto” esperando por socorro e azucrinando o já caótico trânsito. Graças, por enquanto, o quadro é só esse, mas já teve o “quase”, quase a tragédia. Um dia, sabe-se lá quando, amanhã, semana que vem, ano que vem, uma daquelas gigantes vai apresentar um problema lá em cima e descer de ré sem controle levando consigo tudo que encontrar pela frente, incluindo seres humanos. Pois bem, eis a tragédia anunciada. Será mesmo que o poder público só está aguardando esta realidade se transparecer funestamente para, enfim, impedir o trânsito pesado na Rua Major Gote?

Pois eis que na manhã de 11 de agosto de 2017 quase se fez realidade a “tragédia anunciada”. O jornal virtual Patos Agora, em matéria de André Amâncio, anunciou:

Na manhã desta sexta-feira (11), um caminhão colidiu com diversos veículos estacionados e destruiu a fachada de uma empresa de telecomunicações após apresentar falha mecânica e perder o freio na Rua Major Gote. Segundo a sargento Ana Carolina, o caminhão seguia pela Rua Major Gote, sentido Unipam. Ao aproximar-se da Praça Champagnat, o veículo apresentou falha mecânica e o condutor perdeu o freio do veículo, que retornou de ré. O caminhão atingiu uma motocicleta que estava estacionada, que por sua vez, também acertou um carro estacionado logo atrás. O motorista do caminhão tentou manobrar e acertou outro carro estacionado, parando apenas após bater em uma empresa de telecomunicações. Ninguém saiu ferido, porém os automóveis e a empresa ficaram bastante destruídas. A Polícia Militar foi acionada para registrar o boletim de ocorrência. Tanto a documentação do caminhão, quando a do condutor estavam em dia.

Por sorte não foi uma carreta bi-trem de 50 toneladas. Por sorte foi apenas um caminhão caçamba. E, a maior das sortes, não houve vítimas, mas apenas danos materiais. Enfim, com absoluta certeza, foi um sinal realista de que, algum dia, uma carreta bi-trem de 50 toneladas vai seguir o roteiro deste caminhão com resultados trágicos. Aí sim, no dia em que ocorrer a primeira morte nas proximidades da Praça Champagnat, o omisso poder público de Patos de Minas, tarde demais, encontrará tempo para discutir o assunto.

* Foto: Patos Agora.

Compartilhe