CURL AMERICANO

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, GATOS, RAÇAS.

O Curl Americano é um gato de origem recente e surgiu em Lakewood, Califórnia, em 1981. O casal Grace e Joe Ruga encontrou uma gata preta com pelos semilongos e orelhas enroladas, e decidiu adotar. Logo a gata deu origem a dois filhotes com as mesmas orelhas enroladas em uma ninhada de quatro. Em 1983, uma amiga e criadora de gatos, Nancy Kiester, levou a gata e os dois filhotes para uma exposição, onde ganharam grande destaque. A raça é reconhecida pela TICA e pela CFA. A variação Longhair é original, mas posteriormente foi obtido o American Curl Shorthair. Oficialmente, é aceita pela TICA desde 1985 e pela CFA desde 1993.

Seu temperamento é descrito como equilibrado e de fácil convivência; não costuma miar; sociável, convive bem com crianças, outros gatos e com cachorros; é sensível, carinhoso e apegado com seu dono; gosta de brincadeiras, sendo comum se manter brincalhão mesmo em idade avançada, e precisa de algum espaço para se exercitar, apesar de se adaptar bem às mais variadas situações. Alerta e curioso, parece sempre estar procurando novas aventuras e gosta de pedir atenção das pessoas, tentando se incluir em todas as suas atividades e projetos. Seu comportamento costuma variar um pouco porque a raça é comumente cruzada com gatos sem pedigree ou de raças diferentes. Quando chega a um novo lar passa por uma fase de reconhecimento, mas respeita todas as pessoas e animais que já vivem na casa. Por manter um jeito de filhote por sua vida toda, é conhecido como o Peter Pan dos gatos.

De médio porte, pesa entre 3 e 5 quilos com ossos e músculos medianos. A cabeça é proporcional ao corpo, sendo um pouco mais comprida do que larga. Os olhos são grandes e inseridos afastados, em formato de noz e com cor sem relação com a pelagem, viva e profunda. As orelhas são de médias para grandes, largas em seu local de inserção e com pontas arredondadas, a dobra pode ser de 90 a 180 graus. As orelhas dobradas são provenientes de uma mutação em um gene dominante que leva a curvatura do pavilhão auricular apresentar grande quantidade de pelos. O dobra se apresenta em três níveis: ligeiro rebatimento, curvatura parcial e curvatura completa, sendo esse último o formato mais procurado e que lembra uma lua em quarto crescente.

Apresenta pelagem curta ou semilonga com pelos finos e sedosos, com bastante subpelo. Todas as cores e padrões são aceitos para a raça. A cauda é de comprimento igual ao de seu corpo, sendo mais larga na base, se afilando até terminar em uma ponta arredondada, com pelos em penacho na variação Longhair. A maturidade da raça ocorre entre os 2 e 3 anos. Sua orelha se enrola por volta do quarto dia de vida, mas só atinge sua curvatura definitiva entre os 3 e 4 meses. Não precisa de muitos cuidados especiais. Na variação de pelo longo, escovação semanal para manter boa aparência, pois apresenta pouca muda de pelo. Suas orelhas podem ser limpas regularmente, mas devem ser usados produtos especiais, evitando acumulo de cera e problemas com infecções.

O gene responsável pelas orelhas não causa problemas para essa raça – ao contrário do que ocorre com o gene do Scottish Fold. Ainda assim, é indicado o cruzamento com gatos que possuem orelhas normais, uma vez que o número de exemplares da raça é bastante reduzido. Por possuir a pelagem semilonga, pode desenvolver tricobenzoares – bola de pelos no sistema digestivo, problema facilmente tratável.

* Fonte: Dr. Ricardo Tubaldini, Médico Veterinário (CRMV-SP 23.348), formado pela Universidade Paulista, Cirurgião Geral e Ortopedista no Hospital Veterinário Cães e Gatos 24 horas há 6 anos. Dr. Tubaldini é o Diretor de Conteúdo do portal Cachorrogato.com.br e gestor da equipe de veterinários responsáveis pela ferramenta.

* Foto: Br.pinterest.com.

Compartilhe