DERCÍLIO DE SOUZA, O KID MOSQUITO

Postado por e arquivado em PESSOAS.

Dercílio de Souza chegou à Rádio Clube de Patos em 1983 para colaborar com Adamar Gomes em uma nova versão de um show de calouros: um colaborador que cuidava dos ensaios dos calouros e atuava no júri com uma fantasia de Kid Mosquito, apelido que pegou. Com o decorrer do tempo, Dercílio passou a comandar programas, criando o Forró do Kid, apresentado nas noites de sábado e mais A Hora da Saudade e Raízes Sertanejas, à noite, durante a semana. Aos domingos era o Roda de Violeiros.

Ele atuava em várias posições: em programas de música popular, atendendo aos pedidos enviados por cartas ou feitos por telefone; no departamento de jornalismo, como repórter; e no esporte, como plantonista e setorista. Na equipe de Esportes chegou a dobrar funções, ligando equipamento nos estádios e participando como repórter, principalmente nas simultâneas. Foram inúmeras escalas, principalmente no Torneio Regional. Na retaguarda era chamado de O Plantão Que Não Repousa, para rimar com D.Souza e principalmente para dizer que ali estava uma pessoa preocupada em passar todos os resultados para os milhares de ouvintes.

No Rádio, Kid Mosquito topa qualquer parada, porém o que mais gosta de fazer é o programa de auditório, a comunicação direta com o público, como o seu Festival Sertanejo, realizado em várias comunidades rurais. O ônibus contratado chegava à porta da Rádio no princípio da noite, normalmente aos sábados, e apanhava o nosso apresentador e seus violeiros, mais as pessoas convidadas para novamente visitar uma localidade. Eram artistas que pouco tempo depois seriam recebidos com festa, recepção que era retribuída à altura com um verdadeiro show. Kid levava duplas e trios, artistas conhecidos que eram aguardados pelos fãs e cantores desconhecidos em busca de uma oportunidade de mostrar trabalho, sonhando, quem sabe, com uma carreira artística.

Era comum após os Festivais ter início um animado forró, como um coroamento daquela noite de muitas novidades. O difícil era atender o número enorme de convites, que partiam das comunidades da região, na tentativa de levar a Caravana do Kid, garantia de muita festa e animação. Antônio Carlos Queiroz, o Tim Tim, dava o suporte técnico e seguia com a viatura da Clube para providenciar a gravação do programa. Vamos tentar relacionar as localidades por onde esteve o programa (perdoe-nos se alguma ficou de fora):

Alagoas, Aragão, Areado, Baixadinha, Boassara, Cabral, Caixetas, Capela das Posses, Colônia Agrícola, Contendas, Curraleiro, Horizonte Alegre, Lagamar, Lagoa Grande, Leal, Major Porto, Mata do Brejo, Mataburrinho, Pântano, Picarrão, Pindaíbas, Ponto Chic, Posses do Chumbo, Prata dos Netos, Presidente Olegário, Santana de Patos, Santiago, Santo Antônio, São Luís, São Miguel, Sertãozinho, Três Barras, Vargem Grande, Vieiras.

Em 1994, iniciou-se a parceria Rádio Clube-NTV para a realização do programa Canta Viola, que era apresentado, a princípio, no auditório da emissora, na Avenida Getúlio Vargas. A apresentação era gravada no meio da semana e apresentada nos finais de semana, na TV. Um tempo depois os programas passaram a ser realizados no Teatro Municipal Leão de Formosa. Mais tarde deixou de ser apresentado na Rádio, ficando apenas na TV.

Bernardo Franco apresentava o programa Alto Astral, na Clube, do meio-dia às 14 horas, de segunda a sexta. Com a ida de Bernardes para a Clube FM, Kid Mosquito assumiu a sua apresentação, permanecendo até 02 de março de 2004, quando se encerrou o seu vínculo com a emissora. A partir de então, Helena Ferreira, comunicadora da FM Liberdade, passou a prestar serviços também à AM, por algum tempo. Com isso, Dercílio continuou com seu programa Canta Viola na televisão e aceitou um convite para trabalhar na Radiopatos, ficando lá por mais de 4 anos, retornando à Rádio Clube de Patos em abril de 2009, fazendo o Roda de Violeiros aos domingos e os programas especiais em bairros e na zona rural.

Kid Mosquito participou muitas vezes das transmissões da Festa Nacional do Milho. Foi então que surgiu o convite do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas (Sindicato Rural) para realizar shows durante o evento, em um dos palcos dentro do Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento. Além de indicar artistas para serem contratados, Dercílio cuida da apresentação dos mesmos, alcançando sucesso pela forma simples de comunicar e pela sua sensibilidade musical.

Deixemos também registrada a participação do Kid em todos os eventos da Rádio Clube, sempre acompanhado por sua esposa, Dona Adelina, e seus familiares, espalhando toda a sua alegria contagiante nesses acontecimentos. Ele também foi o técnico do time da Rádio Clube. Sem futebol para mostrar, Kid distribuía camisas nos famosos jogos disputados nas comunidades vizinhas. E ali, em cima de um cupinzeiro, para ter uma visão panorâmica do campo e compensar a baixa estatura, berrava aos quatro ventos, na tentativa de passar algumas instruções para seus jogadores (?), nem sempre cumpridas.

* Fonte: Rádio Clube – Setenta Anos e Suas Histórias, de Adamar Gomes.

* Foto: Clubeam.com.

Compartilhe