CINQUENTENÁRIO DO PTC

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Os associados do Patos Tênis Clube (PTC) têm motivos de sobra para comemorar o aniversário de 50 anos de sua fundação no próximo dia 24 de novembro [1995]. Atualmente o clube tem um quadro de 2 mil sócios que pagam condomínio, mas é frequentado também por cerca de 6 mil dependentes. Fundado em 1945, o PTC é a mais antiga praça de esportes da redondeza e conta com todas as camadas sociais. “Temos gerações de associados que praticamente nasceram e foram criados freqüentando o PTC”, diz, com orgulho, o atual presidente do Clube, João Batista Dias, o popular Macarrão¹. Ele próprio tem um antigo laço de afetividade com o PTC. Foi inscrito como sócio atleta do clube em 1950, por recomendação médica. Era asmático e a mãe não o deixava praticar esportes. Um médico aconselhou-a a deixá-lo praticar natação como forma de tratamento da doença.

O PTC não é um clube particular. Ele é uma instituição do Estado, que indica seu presidente. Cabe ao presidente formar a diretoria para cumprir gestões de quatro anos. Há 15 anos Macarrão ocupa o cargo. Antes, ele foi vice-presidente do PTC, na gestão de Aduvaldo Ramos, no período de 1978 a 1982.

DÍVIDAS PASSADAS – O atual presidente do clube lembra que assumiu a instituição em 1982, num período bastante negro. Na época, o PTC foi autuado pelo antigo INPS. Operários que trabalhavam na construção do ginásio poliesportivo foram fichados como empregados do clube. Devido ao fato do clube não ter recolhido as obrigações sociais dos citados trabalhadores, o INPS acabou processando a instituição. O clube chegou a ter parte de seu terreno penhorado. Macarrão recorda que foi à Brasília, juntamente com o jornalista Oswaldo Amorim, onde mantiveram uma audiência com o então secretário da Previdência Social, Jair Soares. Pediram ao secretário o perdão da dívida, mas o mesmo só se dispôs a parcelar o débito em cinco anos.

Além de quitar esta dívida junto ao INPS, o presidente do PTC passou a trabalhar com afinco para promover melhorias no clube. Neste período, reformou a piscina olímpica, fez mais cinco piscinas de crianças e duas de adultos, terminou as obras das quadras de basquete e ainda iluminou o campo de futebol soçaite e concluiu a construção do ginásio poliesportivo. “Fizemos um grande investimento para ampliar a praça de esporte, mas valeu a pena”, comemora ele.

DIVIDENDOS POLÍTICOS – O presidente do PTC afirma que o clube não gera dividendos políticos. Ele atribui a sua popularidade ao fato de sempre atuar em áreas sociais. João Batista Dias, o Macarrão, foi vice-prefeito de Patos de Minas na administração do ex-prefeito e atual deputado Antônio do Valle. Chegou ao cargo com a ajuda de amigos e o apoio da população, que sempre o teve como uma figura dinâmica e dedicada as atividades sociais.

Para quem não sabe, Macarrão tornou-se popular a partir de suas atividades esportivas. Como ciclista, sempre disputou provas importantes e conquistou muitas vitórias representando Patos de Minas. Homem ativo, Macarrão angariou popularidade também como um dos fundadores da União dos Estudantes Patenses (UEP). Em 1970, encabeçou a comissão que promoveu a reforma da Catedral de Santo Antônio, que na época estava em péssimo estado de conservação. “Tudo isso contribuiu para que meu nome despontasse nas áreas políticas da cidade”, concluiu ele.

DIRETORIA ATUANTE – Todo o sucesso do PTC se deve ao dinamismo de sua atual diretoria. O presidente do clube não esconde que seus companheiros de chapa são os verdadeiros responsáveis pelo bom funcionamento da instituição, que atualmente é uma das mais sólidas da região. São eles que têm iniciativa de promover os eventos e incentivar as atividades praticadas no clube. A diretoria do PTC é composta por 15 homens de ouro, que não medem esforços para satisfazer os associados. Confira: João Batista Dias (Macarrão), presidente; Rubens de Deus Souza, vice-presidente; Oswaldo de Oliveira Brito, 1.º secretário; João Batista Matias, 2.º secretário; José Bonfim dos Santos, 1.º tesoureiro; Rui Alonso Corrêa, 2.º tesoureiro; Ademir Wilson de Souza, Anedino Cristiano de Brito, Carlos Antônio José Ferreira, Eustáquio José Maria Alves, João Carlos Rodrigues, José Alonso da Silva, José Armando Resende, José Eustáquio dos Santos e Mário Luciano Oliveira, diretores gerais.

CRESCENDO PARA OS SÓCIOS – O projeto mais arrojado da atual diretoria do PTC é a construção do PTC II, que já está em fase adiantada. A obra representa um investimento de 1 milhão de reais, dinheiro obtido com a própria receita do PTC I. O novo clube ocupa um terreno de 10 hectares, localizado entre os bairros Sebastião Amorim e Panorâmico. “Aplicamos lá uma média de 5 mil reais por mês”, revela o presidente do PTC, João Batista Dias Macarrão. O novo clube já conta com uma pista oficial de bicicross, de padrão internacional, campo de futebol, com pista oficial de atletismo e dois campos de futebol soçaite. Também já está sendo construído no local a piscina olímpica, que encontra-se praticamente pronta. Brevemente será iniciada a construção da sede social, com bar, vestiários, sala de jogos, salão de festas e até berçário. “Queremos inaugurar tudo de uma só vez nesta primeira etapa”, diz Macarrão. Ele acredita que a obra poderá ser concluída em outubro do ano que vem.

Outra meta de Macarrão é aproveitar o espaço do PTC II, para incentivar a prática de esportes especializados entre os sócios. “Vamos ter professores exclusivos para instruir os atletas nas modalidades de vôlei, natação, futebol de salão, basquete e outros esportes”, afirma. Ele quer incentivar também a adesão de sócios atletas no clube, para formar uma geração de especialistas em cada modalidade de esporte.

PATRIMÔNIO VALIOSO – O Patos Tênis Clube conta hoje com um quadro de 39 funcionários que, segundo Macarrão, é o mais valioso patrimônio do clube. São trabalhadores que já estão há anos no clube e se entregam de corpo e alma para o bom funcionamento do PTC. Graças aos esforços destes trabalhadores, o PTC sempre foi considerado como a mais bem administrada praça de esporte do Estado. Vale ressaltar que o Governo possui 142 praças de esportes e anualmente o PTC é premiado pela excelente administração de seus diretores. Já o PTC II será um clube dos próprios associados.

* 1: Leia “João Batista Dias Macarrão”.

* Fonte e foto: Texto publicado com o título “A Praça do Povo” e subtítulo “PTC completa cinco décadas de atividades para os sócios” na edição n.º 14 de novembro/1995 da revista Diga, do arquivo de Luis Carlos Cardoso.

Compartilhe