PRIMEIROS CONCURSOS DE BELEZA

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Até a virada do século 19 não há registros sobre concursos de beleza ou algo parecido em Patos. Notícias surgiram a partir de 1915. Oliveira Mello informa em seu livro Patos de Minas: Capital do Milho que o primeiro de que se tem notícia foi incentivado pelo jornal “Cidade de Patos”, que iniciou a campanha em 11 de abril de 1915. E a moça mais bela seria eleita através de votos de rapazes da sociedade, enviados para a redação daquele semanário em envelopes lacrados com uma curiosidade: a cédula deveria conter o nome, por extenso, da moça votada e a assinatura do eleitor. Este primeiro concurso de beleza, infelizmente, não teve o nome da eleita divulgado. Como prêmio recebeu ela “um frasco de finíssimo perfume da Casa Gótte”.

O segundo concurso de beleza foi promovido por “O Riso”, através de votos distribuídos pela redação e deu-se o resultado da eleição em 02 de julho de 1917. Foram candidatas as senhoritas Beny Ribeiro, Dalka Magalhães, Cecília Ribeiro, Judith Vieira, Nonoca Queiroz, Matilde de Melo, Dorzinha Amorim, Maroca Alves, Adelaidinha Borges, Sinega de Melo, Marieta Maciel, Maria Bruno, Maria C. de Albergaria, Anita Borges, Stelita da Rocha, Halza Magalhães, Nenê Prates, Aida da Cunha, Olga de Barros, Maria de Leão Corrêa, Augusta Queiróz, Maria Madalena de Melo e Maria da Conceição Borges. Elegeu-se Beny Ribeiro e um dos votantes acrescentou ao seu nome: “Voto na senhorita Benny, por ser um conjunto perfeito e harmonioso de beleza e simpatia”.

Em maio de 1919 realizou-se novo concurso com 19 candidatas, numa promoção da “Federalista”, tendo consagrado-se a Srta. Walda Magalhães (Yayá), em primeiro lugar, com 504 votos e a Srta. Dalca Magalhães classificou-se como a segunda mais bela de Patos de Minas, com 497 votos. No dia 15 de junho a mais bela patense foi homenageada pela redação do jornal promotor do concurso, recebendo um delicado prêmio, enquanto que a segunda mais bela recebeu as suas homenagens no dia 22 do mesmo mês.

O semanário “O Trabalho”, em 26 de janeiro de 1922, lança a campanha da mulher mais bela de Patos de Minas. No dia 26 do mês seguinte é dado ao conhecimento do público o resultado oficial, tendo sido eleita a Srta. Aída Pinto, com 4.281 votos e, Maria Prates e Wanda Magalhães (Yayá) conquistaram o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

* Fonte: Patos de Minas: Capital do Milho, de Oliveira Melo.

* Foto: Miss Orkut, meramente ilustrativa.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in