MANIA DE MORDER O TORNOZELO DAS PESSOAS

Postado por e arquivado em ANIMAIS DE COMPANHIA, CÃES, COMPORTAMENTO.

Este é um curioso comportamento aprendido e uma manifestação simples, mas eficaz, da dominação canina. Quando as pessoas se reúnem na presença de um cão que tem o hábito de morder tornozelos, podem pensar que o animal é um membro irrelevante do grupo. O cão, porém, se considera o principal. Ele gosta de pensar que é o centro dos acontecimentos e que as pessoas se reuniram para proveito dele.

Ele pode se comportar normalmente, oferecendo cumprimentos sociáveis a todos, conversando sobre o tempo, perguntando sobre as crianças e sendo generosamente afetivo, permitindo às pessoas – e até pedindo – que o acariciem e falem com ele. Um anfitrião perfeito. Mas quando elas saem, o cão sofre uma transformação de personalidade completa. Ele adorou a companhia e não quer que acabe, mas as pessoas estão saindo sem sua permissão. Então ele morde o tornozelo.

A conduta é compensadora porque é muito eficaz: morda um tornozelo que está saindo e você não só se tornará o centro das atenções como reafirmará sua autoridade e também adiará a saída dos convidados. Esta é a razão pela qual os cães repetirão o mesmo comportamento na próxima visita de humanos. As pessoas podem evitar essa forma de dominação canina não permitindo que o cão se misture às pessoas, ou, simplesmente, retirando-o antes da saída dos convidados.

* Fonte: 100 Perguntas Que Seu Cão Faria ao Veterinário (se ele pudesse falar…), de Bruce Fogle.

* Foto: Cadecachorro.com.

Compartilhe

You must be logged in to post a comment. Log in