30.ª CÂMARA MUNICIPAL – 31/01/1973 A 31/01/1977

Postado por e arquivado em CÂMARAS, PODER LEGISLATIVO.

Em 30 de novembro de 1972 realizaram-se novas eleições. Enquanto as velhas correntes partidárias do município se integravam sob a legenda única da ARENA, o MDB apresentava três candidatos à Prefeitura. No dia 31 de janeiro de 1973, a 30.ª Câmara Municipal assim se constituiu:

ARENA – Altamir Pereira da Fonseca, Benedito Corrêa da Silva Loureiro, Dercílio Ribeiro de Amorim, Ivan Arantes Olivieri, João Vieira Caixeta José Paschoal Borges de Andrade, José Simões da Cunha, Olegário Caetano Porto, Sebastião Simão dos Santos, Sebastião Versiani, Wulfrano Pratrício.
MDB – Gaspar Pereira da Silva, Geraldo Augusto Borges, José Cambraia da Mota, Nilda Iris Vaz Borges.

Sob a presidência do Dr. Rubens Soares, Juiz de Direito da Comarca, foi empossada a Câmara para a nova legislatura e eleita a seguinte Mesa Diretora: Ivan Arantes Olivieri, presidente; Dercílio Ribeiro de Amorim, vice-presidente; Olegário Caetano Porto, secretário. Uma vez eleita a mesa, foi convocada sessão especial para a posse do prefeito Waldemar da Rocha Filho e do vice-prefeito Antônio Cirino Sobrinho.

Na sessão de 12 de fevereiro, Benedito Corrêa da Silva Loureiro ressalta que não mais existe PSD nem UDN e sim integração total da ARENA. Nilda Iris Vaz Borges requer voto de pesar pelo falecimento do ex-vereador Arlindo Porto. No dia 19, foi comunicada à Casa o falecimento da padre capuchinho Antônio de Gangi¹. Em 07 de maio, Sebastião Versiani informa que tramita pelo Congresso projeto que visa remuneração do vereador. Ele requer que a Câmara de Patos de Minas seja idealizadora de uma campanha junto a todas as Câmaras do Estado para que solicitem aos deputados de suas regiões uma campanha reivindicatória dessa remuneração. Neste período houve intenso trabalho junto à TV Itacolomi, de Belo Horizonte, para melhoria de sua imagem, e para a vinda da TV Triângulo, de Uberlândia. Na sessão do dia 30, Sebastião Versiani requereu envio de ofício ao Prefeito para estudasse a possibilidade, junto ao DER, de ligar Major Porto a Tiros, incluindo a construção de uma ponte sobre o Rio Areado².

Patos de Minas se movimentava para a implantação de um frigorífico de suínos com o grupo liderado por Ary Guimarães, Waldemar da Rocha Filho, Darci Antônio Moro, José Ribeiro de Carvalho, Arlindo Porto Neto e Sílvio Lopes, este durante muitos anos chefe de produção em um dos frigoríficos da Sadia, em Santa Catarina. Este grupo esteve presente na sessão de 1.º de agosto para os devidos esclarecimentos e apresentação da diretoria: presidente, Ary Guimarães; diretor-técnico, Sílvio Lopes; diretor-administrativo, Arlindo Porto Neto; diretor-financeiro, Flausino Pacheco Lou; diretor-superintendente, Pedro Pereira dos Santos; diretores executivos, Urias Nunes de Paula e Paulo José de Amorim.

Agência do INPS terá sede própria em breve, foi o que informou Sebastião Versiani em 03 de agosto³. Em 23 de outubro, o prefeito Waldemar da Rocha Filho comenta a situação da Estação Rodoviária. O problema sério de drogas foi discutido por José Paschoal Borges de Andrade. No dia 30, participaram da sessão os senhores Luiz Ribeiro de Carvalho e Cícero de Lima, da equipe do SERFHAU-Serviço Federal de Habitação e Urbanismo. Em 08 de novembro, Wagner Vieira de Barros (ACAR) destacou que a nossa região é que mais necessita de reflorestamento devido à grande produção de carvão vegetal, matéria prima para a produção de ferro gusa, afirmando que o eucalipto é o mais indicado. José Paschoal Borges de Andrade diz das inconveniências do Córrego da Cadeia, que atravessa todo o Bairro Sobradinho, rumo ao Rio Paranaíba. Além do mau cheiro ocasionado pelo esgoto nele jogado, ainda possui o inconveniente de ser o condutor de esgoto hospitalar. Em 10 de dezembro, o mesmo José Paschoal registra o fato histórico da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patos de Minas estar entregando, não só à nossa comunidade, mas a toda a região, a 1.ª turma de licenciados nos seus diversos cursos.

Em 14 de fevereiro de 1974, José Simões da Cunha leva o clamor da população pela falta de água e pela incapacidade da COMAG em solucionar o problema. Em 05 de março foi eleita a Mesa Diretora para o ano: Benedito Corrêa da Silva Loureiro, presidente; José Paschoal Borges de Andrade, vice-presidente; Wulfrano Patrício, secretário. Em 21 de novembro, João Vieira Caixeta requereu moção de aplausos ao ex-vereador José Luciano de Oliveira, popularmente conhecido como Bigode, pela construção da ponte sobre o Rio Paranaíba.

Em 22 de janeiro de 1975, além da apresentação do projeto de lei autorizando a doar imóvel à COPASA foram tecidas considerações sobre a exploração do fosfato da Rocinha. Em 05 de março foi eleita a Mesa Diretora para o ano: Sebastião Versiani, presidente; João Vieira Caixeta, vice-presidente; José Simões da Cunha, secretário. Na sessão seguinte é anunciada a construção da sede própria da agência do INPS³. Em maio, A Festa Nacional do Milho teve um caráter todo especial, pois, pela primeira vez, Patos de Minas recebeu a visita de um Presidente da República, Ernesto Geisel, que veio pela repercussão da descoberta de fosfato na Rocinha. Curiosamente, esta visita não foi comentada nas sessões da Câmara.

Em 16 de junho, Nilda Iris Vaz Borges comunica sua renúncia, mas foi compelida por Sebastião Versiani a continuar. Em 20 de outubro, Benedito Corrêa da Silva Loureiro lamenta a saída da SUCAM-Superintendência de Campanhas de Saúde em caráter irrevogável, apesar de não mais termos malária, febre amarela, etc. Na verdade, com a instalação do Centro Regional de Saúde não há justificativa para se manter um escritório em funcionamento daquele órgão, com funcionários ociosos. No dia 23, José Simões da Cunha indica a construção de um novo cemitério nas imediações dos Bairros Vila Garcia e Caiçaras e também a expansão do Cemitério Santa Cruz. Em 02 de dezembro, Geraldo Borges comentou sobre a retirada dos Maristas de Patos de Minas, assegurando que o Colégio, que passará a ser administrado pela Diocese Patense, não terá o mesmo ritmo funcional.

Em 02 de fevereiro de 1976 foi eleita a Mesa Diretora para o ano: Dercílio Ribeiro de Amorim, presidente; Benedito Corrêa da Silva Loureiro, vice-presidente; Wulfrano Patrício, secretário. A sessão do dia 25 foi suspensa em razão do falecimento do engenheiro Adamir Gonçalves Chaves, descobridor do fosfato da Rocinha. Em 19 de julho, o professor Ricardo Rodrigues Marques foi o orador oficial nas solenidades da sessão solene da Câmara Municipal em homenagem aos 150 anos de doação do Patrimônio, prestando homenagem a Silva Guerra e D. Luíza4. Em 03 de agosto, não foi avante a sugestão de Sebastião Versiani solicitando erguer bustos de Virgílio Caixeta de Queiroz, Zama Maciel e Abner Afonso. Em 08 de setembro assumiu por 90 dias o suplente Joseph Borges de Queiroz, devido à licença concedida ao colega Sebastião Versiani, que se lançou candidato à prefeito. No dia 15, houve acirrada discussão sobre a doação de terreno à Associação Mineira de Criadores de Suínos. No dia 21, Joseph Borges de Queiroz sugeriu estender a energia elétrica por toda a extensão da hoje Avenida JK.

* 1: Leia “Frei Antônio de Gangi e Sua Investida Contra as Prostitutas”.

* 2: Leia “Ponte Juca Luiz”.

* 3: Leia “Aspectos Arquitetônicos do Prédio do INSS”.

* 4: Leia “Sobre Luíza e Silva Guerra: Homenagem da Câmara Municipal em 1976”.

* Fonte: Uma História de Exercício da Democracia – 140 Anos do Legislativo Patense, de José Eduardo de Oliveira, Oliveira Mello e Paulo Sérgio Moreira da Silva.

* Foto: Institucional Câmara Municipal de Patos de Minas.

Compartilhe