PAI VACA FALA DOS PREPARATIVOS PARA A FESTA DO MILHO DE 1961

Postado por e arquivado em FESTA DO MILHO.

A reportagem a fim de levar ao conhecimento público o que se está fazendo para assegurar o êxito da “Festa do Milho” e da “Semana Ruralista” procurou o Eng. Agrônomo Eurípedes Pacheco [Pai Vaca], Presidente da Rural¹, e com êle realizou uma entrevista. Abordamos o assunto que ora empolga a nossa cidade: as solenidades do “Dia da Cidade”. Assim perguntamos-lhe:

Quais as principais providências da Rural para o êxito da próxima “Festa do Milho”?

Já traçamos um esquema geral da próxima “Festa do Milho” e da “Semana Ruralista” aguardando sómente a resposta dos conferencistas e convidados para confeccionar o programa definitivo. Fizemos no dia 6 pp. [04/1961] uma reunião da comissão central, que se compõe do D. José André Coimbra, Sr. Prefeito Municipal e Sra. Presidente da Associação Comercial; atual Rainha do Milho, Srta. Maria Olivia, o Presidente da Associação Rural e Sra.; o Sr. Pedro Pereira dos Santos, presidente da Cooperativa Mista e Srta. Ordalina Vieira. Contamos também com a presença do Dr. Hubert Engler. Na oportunidade foi discutido o plano para o êxito completo da “Festa do Milho” e “Semana Ruralista” de 1961. Estamos na fase de organização das comissões de trabalho. Você José Maria, como diretor do “Jornal dos Municípios” faz parte da comissão de divulgação e propaganda, esperamos a sua valiosa colaboração por intermédio de seu semanário e os que representa.

Como será procedida a eleição da futura “Rainha do Milho”? Quantas candidatas serão escolhidas?

A eleição êste ano não será como nos dois anos anteriores, pois não haverá venda de votos. As candidatas serão eleitas por uma comissão julgadora que será formada por pessoas ilustres, que nos visitarão naquela ocasião. Temos cinco candidatas a “Rainha do Milho” e o desfile será com seis carros alegóricos. Desses carros, cinco serão ornamentados por diversas firmas revendedoras de carros que são Barreira S/A da Willys Overlando do Brasil S/A, Cardoso Silveira, da Mercedes Benz, Moto-Minas, da FNM, Wadhy Queiroz S/A, da Ford, Braz Silva & Cia. da Chevrolet. O sexto carro será feito pela Rural e Sementes Agroceres S/A, no qual desfilará a atual Rainha.

E a renda do Seminário de D. José, onde vai?

Para que o bom D. José possa continuar sua extraordinária obra que é a construção do Seminário Pio XII faremos realizar êste ano a “Feira do Bezerro” com renda total para êste fim. Para tanto já montamos uma comissão de fazendeiros para angariar esses bezerros que serão no dia 24 de maio, às 10 horas da manhã, levados a leilão.

No ciclo de conferências, quais os conferencistas que nos visitarão e quais os assuntos que abordarão?

Foram convidados vários técnicos de renome Nacional e Internacional. Alguns já confirmaram o seu comparecimento como a equipe técnica da Escola Superior de Veterinária, constituída dos Professores Carneiro Viana, Stocker e Brito, Dr. Josaphat Macedo, Presidente da F.A.R.E.M, Dr. Raimundo Siebra de Brito, presidente do D.E.N.R.Ru de Minas gerais, a Equipe Técnica das Sementes Agroceres S/A. Convidamos ainda o Deputado Fernando Ferrari, que falará sobre a Reforma Agrária, Dr. Donald Wilfred Strang, de Araçatuba, São Paulo, falará sobre Gado de Corte, uma equipe técnica da Escola Superior de Agricultura, de Viçosa, Dr. Joaquim Campos e Dr. Eli Brandão, Dr. Luiz Fontes, Diretor do Registro Genealógico do Gado Zebú e Dr. Catulino Novais, Diretor do Conselho Regional do Serviço Social Rural, ACAR e Dr. Achiles de Castro Leite, Advogado do FAREM. Acredito que a Semana Ruralista dêste ano, contando com tão grandes técnicos, está fadada a alcançar o mais completo êxito, trazendo ao nosso homem do campo ensinamentos de grande valor.

Está assegurada a vinda do Sr. Presidente da República e o Governador Magalhães Pinto?

A presença do Governador do Estado juntamente com sua Senhora e seu Secretariado está práticamente assegurada. Quanto ao Presidente da República e Ministros, já foram convidados e contamos com a boa vontade do Sr. Governador Magalhães Pinto que fará o convite pessoalmente àquelas autoridades federais. Indiscutivelmente se contarmos com a presença do Dr. Jânio Quadros, Patos de Minas terá a honra de receber, pela primeira vez, a visita de um presidente da República em plêno exercício do cargo².

Quais as providências concretas para a maior divulgação da “Festa do Milho”?

Já iniciamos a distribuição de cartazes³ alusivos a “Festa do Milho” e “Semana Ruralista” não só em nosso Município mais em quase todos os Municípios Mineiros e também São Paulo, Goiaz e Paraná. De agora em diante esse trabalho estará a cargo da Comissão de Divulgação e Propaganda que é formado pelos seguintes elementos: Jornalista Oswaldo Amorim, de “Última Hora” de Belo Horizonte, você com o “Jornal dos Municípios”, Representante da “Fôlha Diocesana”, Rádio Clube local, Mário Garcia Roza e o Sr. Sílvio Pessoa.

A Associação Rural conta com verba governamental para a “Festa do Milho”?

Não. Infelizmente ainda não conseguimos nenhuma subvenção para organização destes grandes empreendimentos da Associação Rural, que são a “Festa do Milho” e “Semana Ruralista”, mas esperamos para os próximos anos contar com a ajuda dos Governos Federal e Estadual, pois Patos como um dos maiores produtores do Milho do Brasil, tem neste produto um dos esteios de sua economia.

Como será levantado os fundos para as despezas necessárias?

Os recursos financeiros para esta festa além da ajuda do Poder Municipal teremos que obter com as rendas de rodeios, bailes, balé aquático, etc.

Existem trabalho no sentido de serem feitas, na ocasião da visita das autoridades governamentais, as reivindicações de Patos de Minas e da Região?

Para pedir das autoridades governamentais as providências para solução de nossos principais problemas nomearemos uma comissão de trabalho que fará um levantamento de nossos problemas, mostrará que Patos é o que é hoje, graças quase exclusivamente a iniciativa particular e que o govêrno precisa olhar mais para esta terra que é sem favor nenhum o celeiro de Minas Gerais.

Êste ano serão instalados os “standes” de esposição de firmas?

Era de nosso programa instalar “standes” onde firmas comerciais pudessem expor seus produtos, no entanto, achamos que para esse ano, dado a escasses do tempo, faremos sómente uma “stande” pequena na Séde da Associação Rural.

A Classe Estudantil Patense colaborará com a Rural, na “Festa do Milho”?

Sim, como sempre contamos com a valiosa colaboração dos estudantes de nossa terra. Faremos um concurso, sôbre orientação da UEP, de composições dos alunos do terceiro e quarto ano primário, de todos os educandários de nossa cidade, sôbre o milho. Aos vencedores serão conferidos valiosos prêmios. É nosso pensamento promover uma exposição de trabalhos manuais, feitos com milho, pelos alunos das escolas primárias de todos os distritos, esperamos contar com a colaboração da UEP e Professoras Rurais nesse sentido.

Aproveito ainda a oportunidade para comunicar a todos os leitores desse conceituado Semanário que realizaremos um concurso com motivo de Milho, nas vitrines das casas Comerciais e nas residências. Valiosos prêmios serão conferidos para as melhores ornamentações.

Finalizando desejo pedir e tenho certeza que contarei com a colaboração de todo povo para maior brilhantismo da festa pois ela não é da Rural nem do Prefeito, é do nosso Município o qual todos unidos devemos trabalhar a fim de projeta-lo em todo sentido, demonstrando que Patos é realmente uma das cidades melhores e de mais futuro no nosso Estado.

* 1: Leia “Sindicato dos Produtores Rurais”.

* 2: O então Presidente da República Jânio Quadros não compareceu. Três meses após a Festa, em 25 de agosto de 1961, ele renunciou ao cargo. O primeiro Presidente da República a nos visitar só apareceu por aqui 14 anos depois, em 1975, durante as festividades da 17.ª Festa Nacional do Milho: Ernesto Geigel, não pela Festa em si, mas primordialmente pela repercussão da descoberta de fosfato na Rocinha.

* 3: Nesta 3.ª Festa do Milho foi a primeira vez que se confeccionou cartaz.

* Fonte: Texto publicado com o título “O Presidente da Rural ao Jornal dos Municípios” e subtítulo “A presença do Governador do Estado juntamente com seu secretariado está praticamente assegurada, na Festa do Milho” na edição de 16 de abril de 1961 do Jornal dos Municípios, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

* Foto: Cartaz oficial da III Festa do Milho, do arquivo da Fundação Casa da Cultura do Milho.

Compartilhe