BEBIDAS ZAGO ATÉ 1969

Postado por e arquivado em HISTÓRIA.

Em 1960, tendo como sócios os senhores José Zago e Elmo Hélio Pinheiro, teve início a atividade comercial e industrial da firma Depósito de Bebidas Zago. O capital inicial foi de NCr$ 4.000,00. A Rua Dona Luiza era o centro das atividades da nova firma patense e que viria com o decorrer do tempo engrandecer o parque industrial e comercial de Patos de Minas.

Num município essencialmente agrícola, êles, José Zago e Elmo Pinheiro, dois gigantes do trabalho, acreditaram nas possibilidades industriais de nossa terra. Anteveram na pequena indústria, possibilidades de fazê-la grande, crescê-la, juntamente com o município que se desenvolvia em muitos setores da atividade comercial, industrial, intelectual e social. Na verdade, acreditaram em Patos de Minas.

Por acreditarem nestas possibilidades, de 1960 para cá, os produtos Zago tomaram conta da praça e os seus fabricados (Guaraná, Laranjada, Sodinha e K’Uva) estão ganhando outras fronteiras, num atestado eloqüente da aceitação de seus produtos que são vendidos em todo o “Alto Paranaíba”, Urucuia e, agora, Estado de Goiás.

FABRICAÇÃO

Para fabricação dos produtos Zago a firma emprega os melhores processos de filtração de água por meio de velas de filtro e pressão, fazendo com que a referida água torne-se absolutamente isenta de qualquer impureza microbiana, proporcionando aos consumidores de seus refrigerantes a melhor higienização exigida. Todos os produtos foram analisados e aprovados pelos órgãos de saúde pública e, assim, são considerados similares aos melhores produtos nacionais.

ENGARAFAMENTO

Para que os produtos Zago sejam distribuídos ao público passam primeiro por um processo de engarrafamento onde o vasilhame é esterilizado, tornando-o completamente livre de quaisquer impureza. Para o engarrafamento dos todos os produtos é empregada uma máquina semi-automática, adquirida de firma especializada na fabricação de máquinas para êste fim e cuja produção é elevada.

NÔVO CRESCIMENTO

Mas não parou aí o desejo de desenvolvimento industrial da firma Depósito de Bebidas Zago. Ainda agora, uma nova arrancada foi dada. Numa área de terreno de 1100 m² está sendo construído moderno prédio para centralização do setor industrial e comercial da firma. A área construída será de 1000 m² e para fazer face a procura sempre crescente dos produtos Zago foram adquiridas modernas máquinas automáticas do parque industrial paulista e as quais darão a firma uma liderança segura e total no setor industrial de refrigerantes em nossa região.

NOVOS MERCADOS

Depósito de Bebidas Zago – Uma firma que orgulha o parque industrial de Patos de Minas está estendendo suas atividades de vendas ao Estado de Goiás, onde já se pode encontrar os produtos fabricados em nossa cidade.

FROTA PARA ENTREGA

Um perfeito serviço de entrega comercial e domiciliar é realizado pela frota de veículos da firma que circulam no município, na região e fora do Estado, garantindo aos seus freguezes a presença sempre solicitada dos fabricados e distribuídos produtos comerciais da indústria.

DISTRIBUIDORES

Além da fabricação própria, a firma distribui os produtos Antártica, Ouro Branco, Caracú e refrigerantes Coca-Cola, Fanta e água mineral de Serra Negra e outros produtos vinícolas de fabricação Nacional.

CANINHA PINDAÍBA

Sem dúvida, a Caninha Pindaíba e Muamba que são produtos engarrafados pela firma, desde muito tempo conquistaram a preferência popular, pela alta qualidade destas afamadas aguardentes genuinamente patense.

DEPARTAMENTO COMERCIAL

O Dep. Comercial está entregue aos sócios José Zago e Selmo Assis de Araújo os quais vêem proporcionando a firma uma atividade comercial constante e benéfica ao desenvolvimento da indústria. Recentemente, para fazer face ao crescimento da firma, foi aumentado o capital social para NCr$ 60.000,00, compondo a mesma dos seguintes sócios: José Zago, Elmo Hélio Pinheiro, Dr. Juarês Ferreira Leite, Dr. José Ribeiro de Carvalho e Selmo Assis de Araújo. Esta nova facêta da vida de Depósito de Bebidas Zago é fato demonstrativo de que a firma está se desenvolvendo e contribui para o progresso e crescimento do nosso parque industrial.

Eis, pois, uma firma que acredita no progresso de Patos de Minas e, por isso mesmo, crescendo, faz crescer nossa potencialidade sócio-econômico. Depósito de Bebidas Zago. Uma firma que promove Patos de Minas.

* Fonte e foto: Texto publicado com o título “Bebidas Zago – Uma indústria que promove Patos de Minas” na edição de 24 de maio de 1969 do Jornal dos Municípios, do arquivo do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História (LEPEH) do Unipam.

Compartilhe